bug-hurd
[Top][All Lists]
Advanced

[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Museu do spam


From: Museu do spaM
Subject: Museu do spam
Date: Sun, 12 May 2002 01:35:32 -0300

 

Nossa missão é resguardar para as gerações futuras, este curioso hábito de fazer spam. Por que, afinal, um dia o spam vai acabar. Seja por causa de leis, seja por causa do bom senso.

Boletim do Acervo
9.5.02

Sabem uma analogia para o spam?

Um cego na beira da lagoa, caçando patos usando um estilingue.

O recurso (pedras para alimentar o estilingue) é teoricamente barato e operar o estilingue é amigável e não tem maiores exigências intelectuais. Estes seriam o respectivamente o spam (pedras) e o programa de e-mail (estilingue). O lago seria a internet e os patos, os potenciais clientes do spam. E o cego seria o spammer.

E o cego fica atirando pedras na lagoa, na esperança que um pato entre na linha de tiro.

Postado pela Curadoria | 17:23 | Link


Vejam aqui um spammer exercendo seu maior talento: O de confundir e torcer a verdade para atender seus interesses.

E eu pensando que mantinha o único acervo de spams na internet... Mas assim como existem acervos públicos e acervos particulares, o cancro da EmailBrasil mantém um acervo particular dos spams que eles produzem. Visitem lá para confirmar que suas contas de e-mail estão na mão desses parasitas!

Postado pela Curadoria | 17:04 | Link


Sabe o que separa você de um spammer? O provedor de acesso que o spammer usa.

Por isso este Museu prega denunciar o provedor ao invés do spammer, de forma que este se vire para localizar o spammer e o punir com o bloqueio. Na verdade, nem precisamos de leis para coibir o spam, se todos os provedores se comprotessem em alertar seus usuários que spam é mal.

Pois é, nesta semana um grupo de juízes de Mato Grosso do Sul desconsiderou o pedido de indenização do usuário João de Campos Corrêa pro receber spams.

E mais, os excelentíssimos juízes Julizar Barbosa Trindade, Francisco Gerardo de Souza e Maria Isabel de Matos Rocha eximiram o provedor processado, consideraram que a responsabilidade do spam foi o da vítima, por exibir publicamente sua conta de e-mail em seu site.

Estão vendo? Você recebe spam não por que sua conta de e-mail foi capturada sem sua autorização, mas por que você a publicou em algum lugar. Isso para mim é o mesmo que dizer que se eu esquecer meu carro aberto, um ladrão pode se eximir dizendo que o roubou por não encontrá-lo trancado.

O pessoal do fórum de Mato Grosso do Sul não deve receber muito spam, pelo jeito. Pois esta sentença já é apelação da primeira instância, onde a juíza Rosângela Lieko Kato também se pronunciou a favor do spam, comparando-os com mala direta de papel.

Por que este caso isolado preocupa tanto? Por que juízos adoram basear seus pronunciamentos baseado em casos anteriores (o que esse pessoal chama de Jurisprudência). Não que eles sejam obrigados, mas é fato comum recorrer a decisões anteriores como referência.

Agora o Brasil tem jurisprudência para julgar processos envolvendo spam. Em duas instâncias, o placar se encontra em dois para os spammers, zero para as vítimas.

Nenhum juiz precisa se importar com este meu comentário amargo. Mas pela amor de vocês às leis, consultem um postmaster de um provedor de acesso, quando for julgar casos como estes. Isto nada mais é do que consultar pessoal técnico, e não incorrer no erro da juíza Rosângela em comparar duas coisas completamente diferentes, spam e mala direta de papel.

Postado pela Curadoria | 15:13 | Link


Ah, e se não bastasse os "metaspams" abaixo, mais um juiz brasileiro perdeu a oportunidade de dar um basta no spam, eximindo os provedores da culpa pelo spam.

Esses últimos dois dias tem sido gloriosos ao spam.

Postado pela Curadoria | 13:31 | Link


A situação do spam está passando de alarmante para calamitoso.

Nos últimos dois dias, dois spams começaram a circular. Um deles, se regozijando de estar "encomodando" (sic) milhares de pessoas e que o spam que fizeram colocaram o UOL na RBL. Se chamam de "infernais" e dá dados de contato, que naturalmente, não são deles.

Outro, duma suposta "Sociedade Carioca Anti-spam" pedindo seus dados e a quantidade de spam que você recebe, para acionar os provedores. E é assinado por um tal de "Dr. Anderson W. Pazzini, Presidente da Sociedade Carioca Anti-Spam.".

Essa é boa. O primeiro usa spam para denegrir o spam. O segundo, usa spam para combater o spam. Minha dúvida é que o que estão fazendo é ruim ou péssimo.

A noite vou reproduzir as peças por aqui. E tentar entrar em contato com essa galera. Caso haja vida inteligente do outro lado.

Obrigado para o Kuzma e par ao Omar, pelo forwards ;)

Postado pela Curadoria | 13:30 | Link


7.5.02

Metade das ofertas de spams são fraudulentas

O detalhe é que a notícia é de Julho de 1998. Hoje em dia esse número deve ter dobrado (Metade = 50%. 50% x 2 = 100%).

Postado pela Curadoria | 02:12 | Link


Tá ficando comum eu ver citado os termos "e-mail marketing" ou "webmarketing".

Primeiro, nenhum desses termos tem sentido. Por que nunca vi dentista praticar "oralmarketing". Marketing é marketing. Nos tentam empurrar especializações do marketing apenas para supostos "gurus" faturarem com paletras, livros e consultoria.

Algumas empresas consideram seriamente o e-mail marketing como valiosa ferramenta de aproximação ao cliente. Só que é muito tênue a linha que separa uma ação de marketing por e-mail do spam. Porque ambos manejam dados pessoais de terceiros, ficando acertado a diferença por que no caso do primeiro, o usuário autorizou. E este pode sair quando quiser.

Fica o aviso então: Passarinho que anda com morcego, dorme dependurado. Fazer e-mail marketing pode parecer eficaz, mas você está caminhando na mesma estrada por onde passa o spam. E não raro, o spam cita mentiras que desacreditam o e-mail marketing, como dizerem que estão sendo enviados por que a vítima autorizou e que elas podem sair quando quiser, oferecendo links que não funcionam ou que capturam seu e-mail para novos spams.

Dia desses li uma coisa interessante: E-mail marketing de verdade é o sujeito publicar o e-mail num lugar visível no seu site e responder rapidamente quando chega uma mensagem. Me pergunto se as empresas que se utilizam de e-mail marketing ao menos seguem esta regra elementar.

Postado pela Curadoria | 01:37 | Link


Em reino de spammer quem tem dois neurônios ganha Nobel. Digo isso por causa de uma tática comum do spammer, a reincidência.

Não raro, spammers como o Diar / Econoshop batem ponto repetidamente em nossa caixa postal. O motivo? Ora, simples: Spam não traz retorno algum. Ou traz retornos ínfimos. E o spammer, insatisfeito, repete incansavelmente o spam, na esperança que este retorno nulo se multiplique. Isto por quê:

1) Repetir spam não exige muito de sua inteligência.

2) Ignoram completamente o público que recebeu o spam, porém detestou e relegaram o que é anunciado à uma imagem negativa.

Na vã esperança de multiplicar feedbacks na reincidência do spam, os spammers esquecem que estão também multiplicando o incômodo na caixa postal de suas vítimas. Esquecem que estão abusando do tráfego da internet. Esquecem que estão prejudicando servidores de e-mail e os profissionais que os mantém. Esquecem que estão matando o serviço de e-mail.

Mas acham que as 10 visitas a mais que tiveram no site anunciado no spam valeram a pena.

Postado pela Curadoria | 01:11 | Link


Grande abraço a Eva, que conheceu este Museu, ora quem diria, graça ao spam da Diar / Econoshop que continha o link apontado para cá!

A Eva também indica o serviço do SpamMotel, um serviço de redirecionamento de mensagens. Ele funciona assim: Se você precisa repassar seu e-mail num formulário que não tem a menor pinta de respeitar sua privacidade, você abre uma conta no SpamMotel, identificada para aquele formulário. E tudo que te enviarem, é redirecionado para sua caixa postal particular. Se chega algum spam através dessa conta, pimba, você pega o spammer com a boca na botija. É só bloquear esta conta e continuar com sua conta particular, sã e salva do spammer, que só tinha a conta fake do SpamMotel.

Obrigado, Eva. Aos demais visitantes desse museu, aguarde mais dicas de sites para dar cabo no spam.

Postado pela Curadoria | 00:43 | Link


5.5.02

Diar / Econoshop... Acho que vou começar a chamá-los de Diacho / Enganashop.

Postado pela Curadoria | 23:21 | Link


Até agora estou estarrecido com o Diar / Econoshop ter citado este Museu em seus spams. Afinal, não é todo dia que a gente vê uma asneira de tamanho que tende ao infinito.

Mas achei muito engraçado eles terem que se conter em me chamar de "carente solitário" enquanto eu os trato como parasitas desprezíveis.

Deve ter sido engraçado o mico amestrado que manda os spams da Diar / Econoshop procurando alguma forma me agredir, mas na verdade, deu uma pista de como fazer para lidar com spammer como eles.

Isso me estimula a pedir que todos os spammers que acompanham nossa exposição assinem com um link para nós. Mas primeiro espere eu publicar os tutoriais de ferrementas de combate e exclusão do spam e como denunciar os provedores utilizados pelos spammers na RBL, tá? Assim quem recebe seus spams não vão precisar mais acionar "Remova-me" que não funcionam, vão cair de pau para se livrarem desse abuso.

Postado pela Curadoria | 23:18 | Link


O UOL prometeu cumprir as normas do Mail-abuse.org para sair da RBL, conforme nota postada abaixo.

O engraçado da notícia é que o UOL diz que vai desativar o servidor utilizado pelo spammer e que os demais usuários do provedor vão sofrer atraso no fluxo de suas mensagens em função disto.

Eita, se já não bastasse os usuários do UOL não poder enviar e-mail para servidores que adotam o RBL, agora submetem seus clientes a um serviço deficiente. Me pergunto: Ao invés de desativar o servidor, não é mais fácil bloquear o usuário spammer?

Fica a crítica deste Museu contra a atitude inócua e prejudicial do UOL. E que fique registrado que entre os danos que o spam provoca, adiciona-se mais este: Menos recursos de servidores de e-mail para os usuários legítimos de e-mail.

Postado pela Curadoria | 23:09 | Link


Já ouviram a sigla RBL? Significa Realtime Blackhole List, que resumidamente é uma lista negra publicada em tempo real, listando servidores de e-mail coniventes com a prática de spam. A sua utilidade é os adminsitradores de serviços de e-mail setar seus servidores para fazer uso desta lista para bloquear quem nela configura, e assim, podar os spammers.

Não é que o UOL apareceu na lista? Por culpa da Datamail, que utilizou o UOL para desencadear spams, os servidores que adotam esta lista de bloqueio de spammers ficaram impedidos de receber qualquer e-mail do UOL (alguém pensou em "justos pagando pelos pecadores").

O Museu do Spam lamenta os e-mails do UOL que deixaram de ser entregues por causa de um spammer. Mas pregamos que os provedores precisam fechar o cerco contra o spam. Por causa disto, essa semana estarei indicando os caminhos para se denunciar provedores coniventes com o spam na RBL.

Essa denúncia pode se caracterizar como danosa à um serviço de provimento de acesso, compromete usuários inocentes que dividem servidores com spammers, mas o spam não está nos dando escolha a não ser tomar esta medida radical. Como os spammers não demostram inteligência suficiente para perceber que o spam é mal e os seus provedores fingem não ser coniventes, vamos começar a valer o poder da denúncia.

Postado pela Curadoria | 18:35 | Link


Quem nunca recebeu um spam se dizendo válido por estar em complacência com o "105º Congresso Internacional de Base Normativas Sobre o Spam". Aqui no Museu, a gente recomeda que a citação deste "congresso" é a certificação definitiva que a mensagem é um spam.

Conheça aqui, a verdadeira história dessa farsa que os spammers usam por pensar que somos tapados como eles.

Postado pela Curadoria | 16:23 | Link


Manjam a Wired? Se a revista Time falasse somente de tecnologia, ela seria a Wired. Pois é, tem um artigo na Wired falando sobre que "Não adianta dizer não" aos spammers.

Na matéria, a FTC (Comissão Federal de Comércio) dos EUA, que está à caça dos spammers, verificou que os mecanismos de "Remover" dos spammers são armadilhas para que você denuncie para o spammer que sua conta de e-mail é válida. Quando não acontece do "Remova" apontar para um endereço inexistente.

Apesar de alguns realmente funcionarem, a recomendação final é nunca clicar nestes links "Remova".

Postado pela Curadoria | 16:19 | Link


Falando no parasita da Diar, tem uma matéria no JT que fala do problema do spam. Tive o prazer de falar mal do Diar / Econoshop para o jornalista que me entrevistou, mas infelizmente o grosso das informações não entrou na matéria.

Postado pela Curadoria | 16:13 | Link



Ah Diar... A nossa caixa de gordura da internet brasileira...

Este Museu está em glória. Se já não bastava a Diar / Econoshop mandar spam de forma que fique como se a própria vítima fosse quem estivesse enviando o spam, e ainda ter a pachorra de dizer que é falha técnica (na verdade, é falha de caráter), vejam só como este parasita está encerrando seus spams:

"Conheça o museu do spam e valorize o trabalho de um carente solitário: museudospam.subversao.com "

O que dizer disto?

OBRIGADO Diar / Econoshop, por frequentar este Museu e ler os escrachos que escrevo sobre vocês.

OBRIGADO Diar / Econoshop, por indicar à suas vítimas, no spam que vocês enviam, um link que dá dicas de como agir e denunciar spammers acéfalos como vocês.

OBRIGADO Diar / Econoshop, por serem tão tímidos em nos chamar de "carente solitário", enquanto eu trato spammers como vocês de imbecil acéfalo digno de pena reprimido sexual verme desprezível que infesta nossas caixas postais como parasitas.

OBRIGADO Diar / Econoshop, por ajudar a alavancar nossas visitas, enquanto nos só agredimos seus spams medíocres, mentirosos e ofensivos.

Por favor, Diar / Econoshop, continue valorizando o trabalho desse "carente solitário".

Postado pela Curadoria | 16:00 | Link


A caixa de entrada está cheia. Muita gente escrevendo elogiando a iniciativa, e mandando avisar que estão cansadas de receber spam.

Pretendo responder cada um individualmente, assim que o tempo permitir. Mas queria dizer um "obrigado" coletivo à todas elas.

Ah, e mais algumas pessoas questionando que não existe apenas o spam como forma de publicidade invasiva. É verdade, mas a maioria delas, pelo menos não gastam nosso dinheiro, como o spam faz quando nos obriga a gastar recursos de nossa caixa postal e gastar conexão para baixá-lo. Mais adiante, quero expor mais isso sobre publicidade invasiva, infâme, mediocre e danosa.

E está vindo aí uma lista de nossas táticas anti-spam. Serão ferramentas que filtram o spam na caixa postal do usuário ou novos locais para denúncia de spam, em listas de bloqueios internacionais. Muitas dessas dicas nos chegam em nosso e-mail, por gente que cansou de receber o spam e quer ver os spammer na miséria (como se eles já não vivessem nela).

Postado pela Curadoria | 15:19 | Link


Olá pessoal,

Gostaria de pedir desculpas nessas duas semanas que o Museu pareceu meio desativado. Não, não é que o spam desapareceu na internet. É que eu tenho trabalho para fazer e pagar minhas contas, já que, apesar da quantidade de spam que recebo, spam não me enche a barriga (mas enche - e muito - um orgão mais embaixo).

Se ao menos o spam fosse como o lixo ou esgoto, que desse para reciclar e ganhar algum com eles... Mas o spam está abaixo da linha desses dois subprodutos.

Postado pela Curadoria | 15:13 | Link


22.4.02

O Omar Kaminski manda avisar:

A divulgação de endereços sem autorização do cidadão pode virar crime.

Projeto de lei do deputado Paulo Rocha (PT-PA) quer dar fim na divulgação de dados pessoais, e um deles, seria nosso sagrado e--mail. O link contém a redação atualmente proposta na íntegra.

Para mim, se aprovassem essa lei, seria o que bastaria para dar fim ao spam. Afinal, o spam só precisa de duas coisas para ser feito: Uma listagem de e-mails e um idiota para fazer uso dela.

Obrigado pelo link, Omar!

Postado pela Curadoria | 08:29 | Link


"Esta mensagem não é SPAM, pois caso desejar sair da nossa lista basta enviar um email de volta com o assunto "SAIR"."

É o que diz esta peça do acervo. O detalhe é que os dois e-mails, no campo From: e no campo Return-path: é o veja_em_nosso_site@www.plugcell.com.br.

Não precisa ser expert em internet para saber que este e-mail é mais falso que uma nota de R$ 7.

Postado pela Curadoria | 08:16 | Link



Ah Diar... Nosso capacho favorito:

"Esta mensagem pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise imediatamente o remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-o. Agradecemos sua cooperação."

É muito rísivel os spams que a Diar nos manda. Por que se o macaco que compõs este texto acha que alguém vai crer numa bobagem imensurável como esta, ele deve ser mais idiota do que supõe que a gente seja. Não podemos tomar "qualquer ação baseada nessas informações". Quer dizer, o spammer além de invadir sua privacidade, exaurir sua caixa postal, te obriga a nem sentir raiva por receber spam.

E não dá para "avisar imediatamente o remetente", por que o rementente do e-mail dos spams da Diar, ela compõe de forma que SOMOS NOS MESMOS QUE ENVIA O SPAM.

A cereja do spam ficar por conta:

"Em decorrência de incompatibilidade de programas, de hardware ou software: a mensagem poderá ser recebida aparentemente com um nome equivocado de remetente. O remetente desta mensagem é diar@diar.com.br"

Como disse acima, eles colocam INTENCIONALMENTE nossos próprios e-mails como os endereços de resposta para o spam, e ALEGAM que é incompatibilidade de hardware ou software.

Taí, meus caros usuários de e-mail, como os spammers vêem vocês. Como uma massa ignorante a ser explorada para prática de spam.

Postado pela Curadoria | 08:14 | Link


Aproveitando a completa falta de regulamentação em se divulgar qualquer coisa por e-mail, além de não custar quase nada ao spammer (custa apenas a sua imagem de respeito, honestidade e inteligência), é comum a gente topar com spams como este, vendendo produtos supostamente naturais.

Isto acontece por que a venda regular de produtos para consumo, é um processo tremendamente burocrático, caro e demorado, nos Ministério da Fazenda e da Saúde. Só que estes processos não existem apenas por que os políticos gostam de burocracia. Acontecem para defender os interesses do público que vai consumir este produto.

Como o e-mail é aberto e amigável, e principalmente, sem nenhuma regulamentação, não é de se surpreender que o pessoal que embala farelo de arroz dizendo que é "herbal viagra" ou como cura para o câncer, venha nos incomodar.

Quando receberem qualquer spam vendendo a fórmula da juventude, pense apenas no seguinte: Todo spam mente.

Postado pela Curadoria | 08:13 | Link


"Site sem divulgação é como um "Outdoor" no porão de Casa!!"

O spammer que cometeu essa frase deve ter se achado um gênio. Se achado impagável. Se achado "estou demais".

Os spammer acham que exaurir recursos da caixa postal de terceiros é uma forma de publicidade. O engraçado é que "publicidade" se confunde com "patrocínio", que é uma forma de viabilizar o acesso de algo ao público. Por exemplo, se não fossem os anúncios, os jornais e revistas teriam o preço bem maior do que são, já que o preço de capa seria para pagar além da impressão, os salários de quem produz o periódico.

E o spam? Que não viabiliza nada? Muito pelo contrário, consome nosso dinheiro para ser recebido em nossas caixas postais?

Apenas os spammers acreditam nessa farsa que caixa postal é mídia. E-mail não é mídia. É serviço. Receber publicidade por e-mail é o mesmo que você fazer uma ligação de celular (que não é barata), e no meio da conversa, entra um comercial.

Postado pela Curadoria | 08:12 | Link


Eu tenho muita simpatia pelo Budismo. Então é chato ver um aborto mal resolvido me enviar um lixo desse.

Triste tempos onde até religiões recorrem ao spam.

Postado pela Curadoria | 08:12 | Link


Não é difícil topar com coisas como essa:

"Atenção: Esta mensagem não poderá ser considerada SPAM pois não enviamos mais de um e-mail para o mesmo endereço. Nosso intuito não é desagradar e sim informar sobre produtos e serviços que podem ser úteis a todos, inclusive a você, usuário da Internet. Seu e-mail não consta mais de nosso cadastro, foi removido imediatamente após o envio desta. Desde já pedimos desculpas por eventuais transtornos e agradecemos sua tolerância."

É o que está dizendo este aqui. Primeira regra do Museu do Spam: Se uma mensagem de e-mail diz que não é spam, é por sem dúvida alguma, é. Os spammers sabem que o que fazem é mal. E ficam tentanto descaracterizar o spam, nos repassando informações erradas, nos fazendo por idiotas.

Adoraria que meu e-mail tivesse sido removido da listagem que esse câncer usou para me enviar spam. Mas o que muito provavelmente acontece é que esta listagem será repassada à terceiros. À nossa revelia.

"Nosso intuito não é desagradar e sim informar sobre produtos e serviços que podem ser úteis a todos, inclusive a você, usuário da Internet." Sabem o que eles anunciam no spam? Um kit para impressão de placas de circuito impresso! Coisa imprecindível a maioria dos internautas!

Postado pela Curadoria | 08:11 | Link


Ainda é esta peça, o spam que tem arquivos anexados, nos brinda:

"*CARO REVENDEDOR, CASO NÃO QUEIRA MAIS RECEBER ESTES E-MAILS, FAVOR RESPONDER COM ASSUNTO REMOVER."

Aqui temos uma importante demostração da acefalia que acomete o spam. O idiota que produziu esta peça, manda o spam para centenas de caixas postais, na esperança que atinja um ou outro do seu target (revendedores de microcomputadores). Mas se o revendedor não quiser mais receber e-mails, basta mandar um responder com um "remover".

Eu queria crer que seria mais lógico a situação de que "se você quiser continuar recebendo este spam, manifeste-se" ao invés de "você vai ficar continuando a receber até spam até se manifestar".

Mas a questão é que quando fazemos uso da lógica, o spam morre antes de ser enviado. Por que privacidade é um direito presumível e de posse de uma listagem de spam, temos que amolar CENTENAS DE PESSOAS para acerta um ou outra pessoa de nosso target.

Mas isso pensar sobre isso já é demais para o spammer. Ele mal tem capacidade de se reconhecer como spammer.

Postado pela Curadoria | 08:10 | Link


Uma coisa que me preocupa: Que o spam e os vírus que se replicam por e-mail, um dia façam o serviço de e-mail cair em desuso. Mas e quando uma coisa se envolve com outra? É o caso desse estúpido aqui, que além de mandar spam, anexa arquivos do Office ao spam. Arquivos que todo já está careca de saber que pode tranportar vírus.

Se não basta a afronta de sabotar nossa privacidade, exaurir nossas caixas postais, nos induzir a erro com informações erradas com publicidade medíocre, os spammers agora ameaçam a segurança de nossos sistemas.

E ainda tem spammer com a pachorra de me escrever achando que o que eles fazem não tem nada demais.

Postado pela Curadoria | 08:10 | Link


"Gostaria de ganhar até R$ 2,5 MIL extras ao mês?
Gostaria de ganhar até R$ 80 MIL ao ano?
"

Curioso este spammer dispor de um método de fazer dinheiro deste, porém, ao invés de ir ganhar dinheiro, ele fica fazendo spam.

Ou ele é tremendamente burro (algo perfeitamente possível, por estar fazendo spam) ou por que o método consiste em ficar vendendo o próprio método paras terceiros. Alguém pensou na palavra golpe? Eu também.

Só para lembrar, se o método o sujeito pode ganhar até R$ 2,5 mil por mês, o máximo que ele ganha em 1 ano, são R$ 30 mil. Prova que spammers fugiram das aulas de tabuada para ir fazer atividades que exigiam menos da sua dupla de neurônios.

Postado pela Curadoria | 08:10 | Link


19.4.02

Poizé, o spammer responsável por esta peça deu o ar da graça em nossa caixa postal. Eis a mensagem de resposta, sendo que o que está em negrito é a mensagem original do spammer.

Postado pela Curadoria | 13:00 | Link


Este Museu se sente realizado.

Analisando o relatório de tráfego, viu que duas pessoas entrou neste Museu, a partir de buscas dos termo "Webgatas". Para quem não sabem, Webgatas é um spam, diário, onde o spammer (com visíveis problemas de repressão sexual), se passava por uma tal de "Fernandinha" e numa mensagem como se fosse íntima, convidava-nos para ver suas fotos sem roupa neste referido site Webgatas.

Pelo menos duas pessoas que fizeram buscas por este site Webgatas, ao invés de ir ver a "Fernandinha", vieram parar aqui e leram sobre a farsa do site.

É pouco, mas este Museu cumpriu uma das suas funções: Denegrir quem faz spam.

Postado pela Curadoria | 10:12 | Link


Mas enquanto nos Statis está aberta a temporada de caça aos spammers, aqui no Brasil, sobre o spam, estamos dando largos passos. Para trás:

Setenciado o primeiro caso de spam no Brasil

A Juíza deu ganho de causa às empresas acusadas de spam pelo requerente. Baseou seu julgamento comparando mala direta com o spam.

Ô dona meretíssima, já leu isso aqui, por acaso?

De quebra, o requerente não conseguiu provar danos pessoais por ter recebido spam. É aqui que deixamos o spam chegar onde está hoje, e vai piorar muito mais: O spam nos aflnge, individualmente. Mas como um todo, causa danos consideráveis. Como é complicado reunir todas as vítimas do spam, os spammers gozam de certa imunidade. Fora ainda que é complicado a gente provar danos num ambiente virtual como o serviço de e-mail.

Mas pior de tudo é que macacos como os que escrevem os spams da Diar/Econoshop já citam que "Segundo decisão judicial, o envio de propaganda via e-mail não constitui ato ilícito ou passivel de qualquer condenação.".

Uma coisa dessa acaba com a gente. Obrigado, dona excelentíssima Juíza, pelo belo serviço que vossa eminência contribuiu para o sepultamento do serviço de e-mail. Agradecimento especial também aos advogados acionados no processo, que depois da juíza ter deferido o pedido, ainda quis que a vítima do spam pagasse pelos custos processuais.

Isso não estimula a gente confiar na justiça? Se você sente-se infligindo, se entrar na justiça e perder, além da sua perda pessoal tem que pagar os custos do processo!

Postado pela Curadoria | 03:56 | Link


Se a situação do spam aqui no Brasil está preta, imagina na nação mais conectada do mundo:

EUA declaram guerra contra spammers.

Partes mais divertidas do artigo:

"A entidade informou que está enviando alertas para centenas de spammers e criadores de e-mails mentirosos. "Passamos o seguinte recado: estamos navegando, lendo seus spams e trabalhando em conjunto para impedir que essa prática se prolifere", disse J. Howard Beales III, diretor da área de Proteção ao Consumidor da FTC (Comissão Federal de Comércio)."

"Batizada de International Netforce, a iniciativa visa coibir as atividades fraudulentas, congelar os bens e até mesmo levar esses infratores a julgamento. Embora a ação valha inicialmente para consumidores finais, a entidade revelou que também está investigando fraudes corporativas, incluindo casos de uso enganoso de nomes e marcas conhecidos no remetente da mensagem, prática conhecida como spoof."

Êêêêêêê Diar... Se te pegam, heim?

"Desde janeiro de 1998, o órgão reuniu um banco de dados com mais de 10 milhões de spams - sendo que 1 milhão somente no último mês de março."

Que inveja. Se este Museu põe a mão neste acervo deste tamanho...

Postado pela Curadoria | 03:41 | Link


O que era engraçado no spam, acabou de perder a graça. Tudo por causa desta peça do acervo. Este spam tem um script que ao abrir a mensagem de e-mail, entra-se em contato com o servidor do spammer, repassando como válida, a conta de e-mail no qual foi remetido o spam (Observação: O script foi podado para entrar no acervo, para que não sirva de fonte para outros spammers).

Com este mecanismo, o spammer pode criar uma listagem de e-mail "saneada", com 100% de e-mails válidos. O que no mercado negro do spam, que comercializa nossas sagradas contas de e-mail, pode valer muito.

O script é disparado toda vez que a mensagem de e-mail é aberta. A única maneira que vi para combatê-lo seria apagando o spam sem abrí-lo. Para denunciá-lo, teríamos que abrí-lo, o que confirmaria sua conta de e-mail como sendo válida.

Sinto dizer, que dessa vez, o spammer ganhou. O que nos frusta muito, ser passado para trás por um verme parasita, execrável e desprezível como este que enviou o spam.

Se chegou algo dessa DSystem em sua caixa postal, apague sem abrir.

Postado pela Curadoria | 02:41 | Link


"Este e-mail será enviado apenas esta única vez, pelo que não pode ser considerado de SPAM." (sic)

Interessante esta peça. Quando se manda o spam somente uma vez, será que realmente não se trata de spam?

1) Quando se manda spam, as vítimas tem suas caixas postais ocupadas e tem que gastar tempo de conexão (que significa $$$) para baixar. E este espaço e tempo poderiam estar sendo usados pelas mensagens pessoais do usuário, mas será ocupado por publicidade não autorizada.

2) Um único spam enviado necessitou de saber o endereço de e-mail das vítimas. E se valeu de listagens clandestinas, cujos os e-mails foram inclusos à revelia dos seus titulares, ferindo seus direitos à privacidade. O spammer pode até enviar o spam uma vez, mas pode repassar essa lista indiscriminadamente de mão em mão. E temos que torcer que ninguém desta escória se contamine com um vírus. Senão a gente recebe o vírus de brinde

3) O spammer manda o mail somente uma única vez. Mas anuncia produtos totalmente irregulares, como sendo milagrosos. Mentem, induzem a erro. Coisa prevista no código de proteção do consumidor.

4) O spammer manda o e-mail uma única vez. Mas mesmo assim, nos dão uma conta de e-mail para nos descadastramos. Ué, se é uma única vez, por que se descadastrar?

5) O spam é enviado uma única vez. Mas usa um e-mail inválido para retorno (pervertendo o formato do e-mail) e explora falhas de segurança (relay aberto) para serem enviados. É enviado uma única vez, mas explora formatos abertos e falhas encontradas na internet

6) Independente da quantidade, todo mundo odeia receber spam. E sua empresa vai ficar marcada por essas pessoas.

Spam não é questão de quantidade. Mas questão de senso. Coisa que falta aos spammers.

Postado pela Curadoria | 02:29 | Link


Todo mundo já recebeu um spam dizendo "enviado uma única vez", né? Este aqui inovou. Vai me mandar spam todo mês:

"Por favor, não responda a este e-mail. Por total inviabilidade técnica, não é possível receber as respostas em nossa caixa de entrada de emails. Este e-mail é enviado somente uma vez por mês e a partir das próximas mensagens, poderá conter promoções especiais para adultos, assim como links e outros temas relacionados a erotismo e sexshops. Caso não seja maior de idade ou queira ver retirado seu e-mail de nossa lista, por favor, utilize o procedimento no final deste email."

"Inviabilidade técnica"... Engraçado, né? Spammer podem nos aporrinhar, gastar recurso de nossas caixas postais, mas não querem saber da gente entrando em contato com eles, se esquivam da resposabilidade de mandar bobagens. Principalmente esta, publicidade de site pornográfico, que eventualmente pode ter ido para em conta de e-mail de menores de idade.

Mas a grande verdade é que este trouxa deve ter adquirido uma daquelas listas de e-mails para "mala direta virtual" que contém nada menos do que 94% de e-mails inválidos, e sua "inviabilidade técnica" é lidar com a enxorrada de e-mails que retornam com erro.

E do jeito que está o texto dele, todo mês, quem foi vítima deste spam, vai ser vítima novamente, com mais material pornográfico e de produtos destinados à adultos. E se você for menor e recebeu este spam, o problema é seu, não do spammer. Ele bem que avisou.

Postado pela Curadoria | 01:44 | Link


Falando em bizarrice, agora sim, não me falta receber mais NADA via spam:

"II MOSTRA UFOLÓGICA PIRITUBA"

Cara, essa agora foi longe, veio de outro planeta mesmo. Sempre avisei que quem faz spam está fora da realidade e eram alienados. Agora está provado cientificamente. Não existe vida inteligente no spam.

E a galera abduzida ainda termina o spam assim:

"Esta mensagem não poder ser considerada "spam", pois está sendo enviada um única vez para seu endereço, e ainda por acompanhar mecanismo de impedimento para continuidade de recebimento deste. Clique no link a seguir e envie e-mail em branco, onde automaticamente retiraremos vosso endereço do banco de dados. cooper_67@hotmail.com.br"

Regra número 1 das vítimas do spam: Se a mensagem fala que não é um spam, sem dúvida alguma, é um spam. "Mecanismo de impedimento para continuidade de recebimento"? O único que conheço é o spammer se matar depois de enviar o spam.

E se o spam é enviado uma única vez, por que eles dão um e-mail para solicitar o descadastro? E ainda mais, já que eles tem um "mecanismo de impedimento para continuidade de recebimento", por que se descadastrar?

Isso é coisa de outro mundo.

Post adicional
O mail que aponta para descadastrado, retornou com erro. Que surpresa.

Postado pela Curadoria | 01:34 | Link


É cada bizarrice que nos chega por e-mail. Este aqui anuncia um lavador de roupa íntima que lava suas calcinhas enquanto você toma banho.

Cada vez mais acho que quem faz spam é o mesmo cara que escreve os roteiros daqueles programas/comerciais que passam de madrugada na TV Band, vendendo picadores de cozinha e polidores de carro.

Postado pela Curadoria | 01:22 | Link


Spam musical. O que será que falta para o spammers explorarem no mal gosto?

Postado pela Curadoria | 01:14 | Link


Ainda sobre os energúmenos da Diar:

"NOTA IMPORTANTE:
Por motivos de problemas técnicos, algumas mensagens podem ser recebidas com o nome do remetente errado. O remetente desta mensagem é diar@diar.com.br
"

Engraçado, eles. Eles mandam o spam usando nossos próprios nomes, e alegam que é "problemas técnicos". Primeiro, tem MESES que eles estão com este problema. Segundo, NÃO EXISTE ESTE PROBLEMA. Se o e-mail tem problemas no header, a mensagem volta para quem enviou. Só que no spam consta QUE SOMOS NÓS QUE ENVIAMOS O SPAM. E terceiro, TODO SPAM MENTE. Se tem problema técnico, então por que diariamente eles nos remetem spam? E por fim, esse CONVENIENTE PROBLEMA TÉCNINCO nada mais é do que uma CORTINA para ENCOBRIR A TRAPAÇA DE USAR NOSSOS E-MAILS COMO REMETENTES DO SPAM, impedindo que a gente entre em contato com eles reclamando da alta frequência que eles nos importunam.

Por que eles fazem isso? Não sei, nunca estudei casos de acefalia de perto.

Postado pela Curadoria | 01:01 | Link



Ah, Diar... Nossa mascotinha. Nosso saco de pancadas favoritos.

Ontem um jornalista entrou em contato com este humilde Curador, fazendo perguntas sobre esse pessoal do Diar e do Econoshop, (ambos, Diar e Econoshop, são refugos do mesmo esgoto).

O problema é o seguinte: Esses parasitas usam um script, de forma que cada vítima receba o spam com seu próprio e-mail no campo From:! É como se você estivesse mandando o spam! Não é o cúmulo da folga?

Poizé. Algumas vítimas não gostaram nada disso, pelo o que vi numa lista de discussão, ontem. Alegaram que isso é falsidade ideológica, utilizar o e-mail particular de terceiros para se fazer passar por elas. Alguém mencionou "vou processar" na lista.

Só para esclarecer: Sou vítima desses abortos mal feitos do Diar/Econoshop, a coisa de vários meses (Julho de 2001, para ser preciso). Eles sempre mandam o spam como se eu fosse o remetente. Se tento responder, mando até uma mensagem para mim mesmo. E o script que eles usam, mandam assim, individualmente. Nínguém recebe o spam pelo nome de outra. E sempre um falso "auto-spam".

Outra pessoa, em contato via e-mail com este Curador, me perguntou por que a Telesp/Telefônica/Speed, não faz nada contra este spammer. Respondi para ele ter calma, que as denúncias já estão pipocando da Telesp. Em todo caso, a Telefônica dispõe dum ownbusdman. Que será acionado, mais cedo, mais tarde.

Mas então, macacos do Diar. O cerco tá fechando, heim? Fazer o quê, se a gente não sufoca o parasita, ele nos mata...

Postado pela Curadoria | 00:48 | Link


Sente só essa:

"Se esta notícia não interessa à você, com certeza algum conhecido seu tem interesse nela! Envie a alguém que possa ter interesse!"

Spammers são prodígios em produzir asneiras. Tem plena consciência que quando mandam o spam, imensa maioria que recebem não tem nada a ver com o que divulgam. Então se vêem forçados a criar textos como este parágrafo acima.

Imagina você assistir um comercial assim: "Beba Cerveja Brahma. Mas se você não bebe, fale para alguém que beba beber Cerveja Brahma". Nunca vimos nada assim, né? Isso por que os publicitários (de verdade) utilizam um troço chamado segmentação por perfil. Eles não publicam um comercial desse num gibi ou numa revista de moda. Por que o perfil do seu público é outro. É coisa básica, quase senso comum.

Com spammer (marketeiros de meia tigela) é assim, mas exatamente ao contrário. Fazendo spam, você estará sempre em contato com o público. O público errado.

Postado pela Curadoria | 00:30 | Link


Duas notas sobre o spammer citado no post abaixo:

1) Não posso citar a URL dele, pro pessoal não fazer uso errado dessa listagem. Mas estou contactando o seu host, denunciando o material clandestino que ele está disponibilizando

2) Não consegui contactar o spammer. Apesar dele fazer spam, ele não usa nenhuma conta de e-mail válida, e os formulários de contato no site não funcionam. Putz, esses cornos que fazem spam, fazem por prazer mesmo. Se eu estivesse interessado em comprar a listagem, não teria como entrar em contato com ele.

Spammer acéfalo.

Postado pela Curadoria | 00:16 | Link


Essa é boa. Acabei de chegar dum site dum spammer, onde ele coloca a listagem de e-mail que vende disponível para download, dentro de um arquivo ZIP, ao alcance de todos. Bom, nem tanto ao alcance, ele alega que os arquivos zipados estão protegidos com senha.

Só pra lembrar: O que não falta na internet é programas para se quebrar senhas. Ainda mais de um arquivo zipado.

Este spammer, além de cometer um crime contra nossa privacidade, vendendo esta listagem com nossos e-mails incluso, está disponibilizando ao alcance de qualquer pessoa. Além de corrermos o risco de receber mais spams, se uma pessoa que detém essa lista se contamina com um vírus que se replica por e-mail, PIMBA, todos nós vamos receber uma cópia da praga virtual.

Spam, além de ser um ato de completa falta de tutano cerebral, é também um atentato à segurança de nossos sistemas.

Postado pela Curadoria | 00:12 | Link


18.4.02

Em discussões sobre o spam, sempre aparece alguém chamando os anti-spammers de radicais e que se a coisa está tão preta, a gente mal pode mandar um e-mail para uma pessoa, oferecendo nossos serviços. É o que o pessoal chama de approuch, via e-mail.

Não nego que o e-mail é um serviço tremendamente prático e amigável. Eu mesmo já fechei muitos projetos, só comunicando por e-mail, com gente fora do meu estado ou mesmo fora do país.

Só que os parasitas dos spammers se aproveitam deste formato amigável do e-mail, para fazer publicidade medíocre. E isto está pervertendo o serviço de e-mail.

Parece paranóia? Não. É saudade quando o e-mail servia apenas para trazer informação. E não publicidade. Da pior qualidade, diga-se de passagem.

Mas não se preocupem. A tendência é piorar: Se tem uma coisa que anda crescendo tanto quanto o spam, são os vírus que chegam por e-mail. Para mim, é algo em torno de 10 a 12 e-mails com vírus anexados, que recebo todos os dias.

Obrigado, criadores de vírus e spammers. Graças a vocês, o e-mail um dia entrará em extinção. O que não deve demorar.

Postado pela Curadoria | 23:51 | Link


Olá caros visitantes. Gostaria de informar que a gripe spam que me acometeu já passou, e que estou retomando minhas atividades para execrar esse cancro que nos assola, o spam.

Gostaria de agradecer as pessoas que nos visitaram nesse meio tempo e as pessoas que nos escreveram. E agradeço também aos spammers, que não se fizeram de rogados durante minha convalescência e continuaram a me mandar suas preciosas pérolas.

À todos, muito obrigado. Aos spammers, muita saúde, para que possam assistir em pé as achincalhações que tenho para eles.

Postado pela Curadoria | 23:48 | Link


17.4.02

O Curador deste Museu vai sair de licença por algumas horas. Motivo: Contraí a gripe spam. Vem chegando aos poucos, e quando você se dá conta, está consumindo todos os seus recursos.

Felizmente a gripe vai embora. O que não é o caso do spam.

Mas fiquem em boa companhia:

Assim que melhorar desse inhaca, prometo voltar com a execração dos spams.
Postado pela Curadoria | 03:33 | Link


 

current

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GIF image

GIF image

GIF image


reply via email to

[Prev in Thread] Current Thread [Next in Thread]