hard-mach
[Top][All Lists]
Advanced

[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [Hard-mach] Diretivas para o projeto // Directives for the project


From: Matheus Morais
Subject: Re: [Hard-mach] Diretivas para o projeto // Directives for the project
Date: Thu, 16 Mar 2006 13:20:09 -0300

Antes de tudo perdoe-me pela demora na resposta: 
 
On 3/15/06, Leonardo Pereira <address@hidden > wrote:
Olá, vou estrear essa lista de dicussão com um assunto que deve ser base do projeto. Temos que decidir o que será usado como base para o nosso projeto, que se realmente caminhar, não vejo motivos para ele não se tornar um Mach 2.

O primeiro ponto que eu gostaria de colocar é qual seria a base para desenvolvimento do nosso projeto. Hoje existem 3 versões que funcionariam com o Hurd.
 - A primeira é o GNU Mach 1, a única completamente funcional, entretanto, ela possui MUITOS códigos realmente desorganizados além do "famoso" glue-code para os drivers do linux.
 - A segunda é o Oskit-Mach (GNU Mach 2), atualmente ele não funciona por alguns bugs, mas ele possui algumas vantagens sobre o GNU Mach 1, bugs existentes na versão antiga não existem mais nessa versão.
 - A terceira, que é a que eu considero ideal, trata-se do StoMach, foi um projeto iniciado por Gianluca com a intenção de substituir o glue-code por códigos do oskit, assim todo o kernel permaneceria com a estrutura antiga, mas os drivers, que é, de fato, um dos maiores gargalos do GNU Mach 1 na questão de organização do código, seriam substituidos pelo oskit. Entretanto, apenas o suporte a disco rígidos foi implementado por Gianluca, pois ele abandonou o projeto ao não gostar da interface do oskit nem da falta de suporte a threads do mesmo.

Alguns trabalhos, de fato, independem dessa decisão (como modificação de VM e IPC, que são os mesmo para todos), mas é, no mínimo, interessante essa decisão como forma de guiar outros projetos como limpeza do código, organização do Build System...
 
Acredito que isto resume tudo, ou quase tudo, porque a principio nosso foco é o IPC e como voce disse com propriedade o IPC independe desta decisão. No entanto, acredito que futuramente seja realmente importante selecionar com qual versão do Mach iremos trabalhar mas devemos deixar isto acontecer no tempo certo.
 
Por tanto usaremos o GNUMach "1" como base para a reconstrução do IPC.

Outra coisa importante seria que todos que fosse participar do projeto solicitassem a documentação da FSF para repasse de Copyright para a mesma. Você não paga nada, eles lhe enviarão uma carta onde virão os contratos de acordo com os projetos solicitados e depois você assina, coloca dentro do envelope que eles enviam e envia de volta para eles. o valor para envio fica em torno de 3 reais. Você ainda ganha alguns adesivos que eles mandam de brinde.

Isso é importante para que no futuro o trabalho possa ser continuado por outra pessoas caso a licença precise mudar por qualquer motivos. Outro ponto é para que a FSF possa defender os Direitos Autorais do projeto legalmente. Entre outras questões menores.
 
Não sei se isso é realmente necessário para todos os membros do projeto, pelo menos neste momento acredito que isso não seja uma prioridade. Aqueles que realmente tiverem o interesse podem a qualquer momento fazer o requerimento para assinarem os papeis.

Quaisquer dúvidas é só perguntar que Eu ou o Xsun, que já assinamos os papeis para o GNU Mach, GNU Hurd e GlibC, podemos explicar como proceder.
 
Correto. ;)
 
 
Obrigado
 
Matheus Morais

reply via email to

[Prev in Thread] Current Thread [Next in Thread]