libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conf

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conference Brazil
Date: Thu, 14 Sep 2017 21:36:38 -0300

Paulo Henrique de Lima Santana <address@hidden> writes:

> Olá,

Acho que apontar o dedo pra nova geração também não é tão simples.
Precisamos entender o que levou eles a migrarem de plataforma em
primeiro lugar.  O e-mail não corresponde mais a forma instantânea deles
se comunicarem?  algo mais Micro-blogging ou visual funcionaria melhor?

Por mais que e-mail tenha seus benefícios de federação, também está
longe de ser o protocolo ideal para comunicação online.  Bottom-posting
não é algo natural, mas um protocolo informal e aprendido que se perde
no gap geracional.  Então, não é surpresa que as pessoas que chegam não
entendam/gostem desse procedimento.

O e-mail está mostrando a sua idade também em diversos outros aspectos.
Criptografia, meta-dados, federação, archiving etc, não funcionam de
maneira ideal e não podemos desprezar isso.  Por mais toscas e
incompletas as ferramentas que eles estão usando agora, também
precisamos do nosso mea-culpa de não ter inovado e resolvido esses
problemas antes.

Se queremos atrai-los para ferramentas livres, precisamos entender o que
eles valorizam.  O objetivo da ferramenta de comunicação é apenas
comunicação.  Se as nossas ferramentas não fazem um bom trabalho para
eles, até conseguiremos atrair um ou outro gato pingado que se preocupa
com as questões paralelas (federação, relacionamento com outras
gerações), mas nunca a massa de usuários.

Essa mesma ideia vale pra qualquer ferramenta livre.  O argumento de
liberdade atrai poucas pessoas.  Estratégicamente falando, se queremos
que SL vença, nós precisamos não só ter ferramentas livres, mas
ferramentas de melhor qualidade que as alternativas proprietárias.

--
Gabriel Krisman Bertazi