Re: [shell-script] sed ou grep?Again...

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: Re: [shell-script] sed ou grep?Again...
Date: Mon, 24 Jul 2000 17:24:38 -0300 (BRST)

Julio Cezar Neves - DISB.O, @ 11:17:

>       Com o & funcionou blza e a "matada" foi de campeão! Como é vasto
> este Shell! Tudo dia aprendo uma coisa diferente! Acho que só o man conhece
> 100% o Shell!

acho que os autores ainda esqueceram de algo, sempre esquecem ':)

> [...]
> quase todo mundo) tenho:
>       ksh> alias rm="rm -i"
>       que é + seguro mas as vezes enche o saco. Qdo queria remover uma
> grande qtd de arquivos fazia:
>       ksh> yes | rm *
>       que fazia a fatídica pergunta - "rm: remove <nomearq>: (yes/no)?"
> porém o yes já respondia automaticamente, porém deixava a tela poluída, a
> menos que desviasse a saída para /dev/null. O que casualmente descobri foi
> que se fizesse:
>       ksh> \rm *
>       Juntaria a fome com a vontade de comer, isto é, não haveriam as

funciona no bash também. o que acontece aí é que o shell procura nos
aliases e não encontra '\rm', e executa o comando original encontrado no
path.

você também pode usar o parâmetro '-f' pra forçar o rm a ignorar o '-i',
ou ainda usar o caminho completo, como /bin/rm, assim o shell não irá
transformar no alias.

muitas possibilidades para conseguir o mesmo efeito, esse é o mundo unix
':)

--
>>> from conectiva import eliphas
>>> print eliphas.commandline