Backup

From: Daniel Duclos
Subject: Backup
Date: Mon, 5 Nov 2001 13:08:16 -0200 (BRST)

        Olas pessoal!

        Estou trabalhando numa empresa que desenvolve solucoes em zop
<htpp://www.zope.org>

        O Zope guarda sua base de dados, seus objetos, etc, em um arquivo
chamado Dat.fs, que fica no file system. ele roda em varios tipos de UNIX
e ateh em win2k.

        Mas meu problema eh em UNIX mesmo! Acontece que a empresa tem
diversos sites em diversos servidores, e isso significa, diversos
Data.fs.
        Nao temos root em todas as maquinas, alias, somente na minoria
delas. Em algumas, temos somente acesso ftp.
        Todos nos sabemos a importancia do backup, mas estou tendo
dificuldades com isso.

        O que gostaria: um script que conectasse em todos os servidores,
cada um com seu comando <wget, scp>, usuario e senha, baixasse o Data.fs
<que eh bem grandinho na maioria dos casos.>, renomeasse esse arquivo pra
algo no estilo Data.fs-SERVIDOR-DATA
        Nao rola o scp sem senha <a mairia das vezes nao posso alterar e
descomentar a linha de protocols no sshd_conf> e nao achei uma maneira de
passar a senha na linha de comando. Com ftp eh mais simples, pois o wget
permite.

        Tentei o expect, mas meus conhecimentos de expect sao mediocres,
pra dizer o minimo, e o scrip nao funciona direito, as vezes nao envia a
senha direito, e qdo chamo a partir do cron ele nem baixa o arquivo, em
nenhum dos casos. De modos quee estou baseado somente na reza pra nao
acontecer umd esastre e eu ser demitido =(
        Rodar na mao consome muita banda durante o dia, e o pessoal
reclama, sendo idela rodar isso num cron a noite.

        Se alguem se sentir comovido e tiver alguma ideia, ou souber mexer
direito com o expect, eu agradeco!!

        []s

Daniel Lobato Duclos - address@hidden - http://www.cybershark.net
GPG Key fingerprint = A21B 40DF 4B8D 3CE6 9284  E764 4DF0 144C 509F 080F
You must be the change you want to see in the World
(Mahatma Ghandi)