Shell igual ao Tree

From: Juliano
Subject: Shell igual ao Tree
Date: Sun, 18 Nov 2001 11:30:34 -0200

Olá pessoal, eu de novo mandando minha duvida sobre shell que seja igual
ao comando tree.....
Seguinte, com tropecos e ajudas do pessoal, consegui desenvolver algo
coerente.....mas tem um pequeno problema....abaixo esta o shell:

#!/bin/bash
clear

listagem ()
{
dir=$(ls)
for a in $dir
do
    if [ -d $a ]
      then
        echo "$tab $a"
        cd $a
        tab="${tab}|__"
        listagem
        cd ..
        tab="${tab#???}"
       else
         echo "$tab $a"
    fi
    done
 }

 lista_arq ()
 {
 ls=$(ls)
 for a in $ls
 do
  if [ -f $a ]
  then
   echo "$tab $a"
   cd $a
   tab="${tab}|__"
   tab="${tab#???}"
  else
   echo "$tab $a"
  fi
 done
}

 while getopts "adfh" tree 2>/dev/null
do
case $tree in
      a) cat infoArvore ; exit;;
      d) listagem ; break;;
      f) lista_arq ; break;;
      h) cat infoArvore ; exit;;
      *) echo "Erro.... Caracteres sem especificao-Use arvore [ a
(ajuda), d (diretorios), f (arquivos), h (ajuda) ] [diretorio inicial]
";exit;;
esac
done

tab="|__"
listagem

qual a intencao do shell???vc roda o shell, com 4 opcaoes de parametro
(a para ajuda, f para listar somente arquivos, d para listar somente
diretorios, e h tambem para ajuda......beleza, criei as funcoes para
fazer verificacao de diretorios ou arquivod, ate ta rodando, mas se eu
rodo ele com a opcao -d para diretorios ele lista tudo, como se fosse
passado a opcao -f ......o que que estou fazendo de errado?????
Se alguem puder me ajudar.........
Valeu pessoal!!!!
Espero respostas......

Juliano