RES: [shell-script] Menus c/ dialog

From: Júlio
Subject: RES: [shell-script] Menus c/ dialog
Date: Tue, 27 Nov 2001 23:47:31 -0200

-----Mensagem original-----
De: address@hidden [mailto:address@hidden]
Enviada em: Terça-feira, 27 de Novembro de 2001 19:59
Para: address@hidden
Assunto: [shell-script] Menus c/ dialog

   Olá pessoal.

   Estou precisando colocar  caixas de diálogo em um script mas estou
encontrando dificulades. Alguém aí poderia me explicar como funciona o
script abaixo ??? Ou mesmo me enviar um script modelo p/ eu me basear
e também a explicação do mesmo ???
   Grato.

   #!/bin/sh
   dialog
   --title "Caixa de Dialogo" --
     backtitle "Tutorial PC Master\
     de Shellscript"
   --infobox " Esta caixa de dialogo eh
     chamada de\ infobox, usada para
     apresentar informacoes na
     tela\ Pressione uma tecla ..." 7 50;
   read

 --------------------------------------

O "dialog" funciona em uma interface comum, em quanto que o "gdialog" faz a
mesma coisa, porém bem mais bonito.

O "--title" contem a string que será o título do box.

O "--backtitle" só funciona mesmo no "dialog", servindo como uma mensagem de
fundo.

O "--infobox" representa a mensagem que será apresentada no corpo do box.

Experimente também:

                msgbox
                inputbox
                yesno

Para mais detalhes, digite o comando sem parametros, que ele exibirá uma
lista de opções.

Julio Machado.