RES: [shell-script] Help!!!

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Help!!!
Date: Wed, 5 Jun 2002 16:55:21 -0300

Oi Priscila,
este teu professor da Estácio tá matando vcs. Uma colega sua me pediu e
resolvi o exercício 3. Vou te dar cola também, afinal quem não cola não sai
da escola... :)

[ ]s,
Julio Cezar Neves
-Eu Apoio o Software Livre-

#!/bin/sh
clear
while true
do
        echo Informe o nome da máquina:
        read maq
        if grep $maq /etc/host > /dev/null
        then
                break
        else
                echo Maquina nao definida em /etc/host
        fi
done

while true
do
        Informe o UserNamer ($LOGNAME)  # Oferecendo $LOGNAME como default
        read unam
        if [ -z "$unam" ]  # Aceitou o default?
        then
                unam=$LOGNAME
        fi
        if  grep "^$unam" /etc/passwd > /dev/null
        then
                break
        else
                echo Username nao definido em /etc/passwd
        fi
done

echo Informe a senha de $unam em $maq:
trap "stty echo; exit" 1 2 3 4 5 6 7 8 10 11 12 13 14 15
stty -echo
read pw
stty echo
trap 1 2 3 4 5 6 7 8 10 11 12 13 14 15

while true
do
        echo "Tipo de operacao (t=transmitir, r=receber)"
        read tp
        tp=`echo "$tp" | tr "[TR]" "[tr]"`
        if  [ "$tp" = t -o "$tp" = r ]
        then