Como finalizar final de texto em uma variável

From: fernando . delago
Subject: Como finalizar final de texto em uma variável
Date: Fri, 4 Oct 2002 16:08:08 -0300

Estou tentanto digitar um texto longo, inclusive com vários <ENTER> em uma
váriavel e passar para ela quando ela deve encerrar este ciclo, mas,  não
consigo.

        Eu consigo na linha de comando jogar o texto para um arquivo, mas,
não para uma variável.

$ cat >> texto << FIM_TEXTO
>bla,bla,bla
>bla,bla,bla
>bla,bla,bla
> FIM_TEXTO
$

        Alguém tem idéia?
        Quero criar um script que a pessoa vai digitando e ele só fecha o
conteúdo da variável qdo digitar algo específico.

           Fernando M. Delago
           Suporte Técnico
           TECBAN S/A
 mailto:address@hidden
"Contrário a crença popular, o Unix é amigável. O que acontece é que ele é
muito seletivo às amizades que faz."