Verificação de vazio em várias variáveis

From: fernando . delago
Subject: Verificação de vazio em várias variáveis
Date: Tue, 8 Oct 2002 11:56:20 -0300

        Eu tenho como verificar se uma das minhas várias variáveis ( em
torno de umas 12 ) está vazia com uma sintaxe diferente do encadeamento de
IF´s?

        Tenho várias variáveis, e se uma delas estiver vazia, tenho de
preencher seu valor com "-" ( sinal de menos ).

        Sei que dá para fazer usando vários IF´s, mas, dá para fazer
criando uma rotina e depois chamando ela. Sendo que cada vez que for
chamada, ela tem que receber o nome da váriavel que ela irá verificar se
está vazia.
        Tipo assim:

        If [ -z "o_nome_da_variavel" ]
            then
             o_nome_da_variavel="-"
        fi

        Mas, como passo o nome da variável diferente para cada vez que
chamar esta rotina?

        Segue abaixo minha estrutura...

if [ -z "$cod_if" ]
   then
    tput cup 21 14;echo "${BOLD}Codigo da IF tem que ser preenchido
obrigatoriamente!"
    enter                       # Isto é uma rotina que criei
anteriormente
    exit
else
    tamcod=${#cod_if}
   if [ "$tamcod" -eq 4 ]
      then

        tput cup 7 14;echo "${NORMAL}Nome da IF : ${BOLD}\c"
        read nome_if
        tput cup 8 14;echo "${NORMAL}Linha da IF : ${BOLD}\c"
        read linha_if
        tput cup 8 42;echo "${NORMAL}PU da IF : ${BOLD}\c"
        read pu_if

           Fernando M. Delago
           Suporte Técnico
           TECBAN S/A
 mailto:address@hidden
"Contrário a crença popular, o Unix é amigável. O que acontece é que ele é
muito seletivo às amizades que faz."