Re: [shell-script] Verificar se placa de rede estah ativa

From: Geison Farias
Subject: Re: [shell-script] Verificar se placa de rede estah ativa
Date: Wed, 20 Nov 2002 14:50:56 -0200

Olá Edinho,
Utilizo a função abaixo nos meus scripts

conexao_loja ()
{
    # testa comunicacao com a loja
    # -q = sem mostrar nada, -c 3 = manda 3 pacotes
    # com 1s de tempo entre
    ping -q -c 3 ${LOJA} > /dev/null
    [ $? -eq 0 ] && return 0    # se respondeu retorna

    # nao respondeu, aumenta o tempoentre os pings ,
    # re-verificacao  se esta realmente fora
    ping -q -c 3 -i 3 ${LOJA} > /dev/null
    [ $? -eq 0 ] && return 0    # se respondeu retorna

    # nao respondeu, retorna erro
    MENSAGEM_LOG=`echo Loja ${LOJA} fora de alcance...Loja Ignorada` ;
grava_log
    echo Loja ${LOJA} fora de alcance... Loja Ignorada.
    return 1
}

Foi isto que entendi em "monitorar minha placa de rede" com o
exemplo seguido.

Geison Farias
Recife - PE