sintaxe

From: Celso Andrade
Subject: sintaxe
Date: Thu, 21 Nov 2002 02:42:57 -0000

Boa noite linuxers de plantão.

sou iniciante no mundo bash e estou com dúvidas em um script que estou
fazendo como exercício. Já esgotei minha mente, gostaria de uma
opiniao/orientaçao. No script abaixo, surge a mensagem de erro ao
executar: "unexpected end of file". Qual será o problema?
Outra dúvida, tem como executar um script em modo debug ou passo-a-passo?

Muito obrigado.

#!/bin/bash
#Scritp para testar validade de IP's (apenas um treino em script)

x=1,y=1,w=1,z=1
resp="y"

#funçao para entrada  de dados
inicio()
{
while [ $resp -eq "y" ] ; do
   echo "Qual o IP? Digite cada quadrante e tecle <ENTER>"
   leia
 done}

leia()              #funcao para armazenar e testar variaveis por
digitacao
{
while [ $x -gt 254 -o $x -le 0 ] ; do
     read x
     echo "Valor invalido, tente novamente"
done

while [ $y -gt 254 -o $y -le o ] ; do
     read y
     echo "Valor inválido, tente novamente"
done

while [ $w -gt 254 -o $w -le o ] ; do
     read w
     echo "Valor invalido, tente novamente"
done

while [ $z -gt 254 -o $z -le o ] ; do
     read z
     echo "Valor invalido, tente novamente"
done}

reinicio()      #funcao para reiniciar o programa
{
echo "Deseja outro teste?"

         until [ $resp -eq "y" -o $resp -eq "n"] ; do
            read resp
            if [ $read -eq "y" ] ; then
               inicio
            fi

            if [ $read -eq "n" ] ; then
               echo "Obrigado por sua paciencia :) "
            fi
          done}

inicio       # chama a funçao para solicitar entradas

             echo "O IP digitado foi: " $x.$y.$w.$z

reinicio    # chama funcao para reinicar o programa