RES: [shell-script] Bloqueio do acesso

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Bloqueio do acesso
Date: Mon, 25 Nov 2002 10:06:51 -0300

Nã sei como se comenta uma linha do passwd (seria # ?) e estou sem tempo de
procurar. O script abaixo salva estas linhas em outro arquivo e o outro as
restaura.

Para excluir os registros:

>/etc/passwd.trab
while :
do
    echo "Login Name (<enter> para encerrar)"
    read LName
    [ ! $LName ] && exit
    if  Reg=`grep '^$LName:' /etc/passwd
    then
        echo Usuario invalido
        continue
    fi
    grep -v "$Reg" /etc/passwd > /etc/passwd.temp # ou: sed /"$Reg"/d >
/etc/passwd.temp
    mv /etc/passwd.temp /etc/passwd
    echo "$Reg" >> /etc/passwd.trab
done

Para restaurar os registros:

cat /etc/passwd.trab >> /etc/passwd

Obs: Os scripts não foram testados. Eventuais erros de sintaxe podem
ocorrer.

[ ]s,
Julio Cezar Neves
-Eu Apoio o Software Livre-