RES: [shell-script] Verificar se placa de rede estah ativa

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Verificar se placa de rede estah ativa
Date: Thu, 5 Dec 2002 11:07:08 -0300

Fala Marco,

O problema é que nossos servidores Unix/Linux nunca caem, então para testar
este script é complicado. Se os servidores fossem Windows, seria + fácil :).

Experimente colocar a opção -c no ping. Com esta opção vc limita o número de
"pingadas" que ocorrem então para testar a conexão 3 vezes faça ping -c3

Aqui escrevemos um agente que é instalado em cada servidor da rede e a cada
5 minutos, passa diversas informações sobre o servidor. Um analizador checa
se todos passaram es informações e tomas as atitudes cabíveis. Se um deixou
de passar informações, o analizador faz um ping na máquina. Se o ping foi
bem sucedido, é sinal que o agente foi descontinuado. Se foi mal sucedido, é
feito um ping no roteador. Em caso de successo é sinal que o servidor está
fora, em caso de insucesso, é porque o link caiu.

[ ]s,
Julio Cezar Neves
-Eu Apoio o Software Livre-
-I Support Free Software-