RES: [shell-script] Trocar nome de arquivos acentuados

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Trocar nome de arquivos acentuados
Date: Tue, 17 Dec 2002 11:33:07 -0300

Olá Charles,
para os nomes vc tb pode usar o tr.

#!/bin/sh
#
# Testando se vc passou o diretorio como parametro
# default = diretorio corrente.
#

if  [ $# -eq 1 ]
then
    Dir=$1
else
    Dir="."
fi
cd $Dir

for ComAcen in `ls | grep '[áéíóúÁÉ...]'`
do
    SemAcen=`echo $ComAcen | tr "[áéí...]" "[aei...]"`
    if  [ -f "$SemAcen" ] # Existe arquivo homonimo?
    then
# listando os 2 em ordem cronologica (-t) e
# pegando o + novo (head -1). Se o que acabamos de tirar
# os acentos for mais novo, será renomeado.
        [ `ls -t $ComAcen $SemAcen | head -1` -eq $ComAcen ] && mv -f
$ComAcen $SemAcen
    fi
done

Obs1 - Não tive saco de escrever todos os caracteres acentuados e
substituí-os por ... . Para ficar legal vc precisa escrever todos.
Obs2 - Este programa não foi testado.
[ ]s,
Julio Cezar Neves
-Eu Apoio o Software Livre-