RES: [shell-script] Menu

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Menu
Date: Tue, 18 Feb 2003 08:22:15 -0300

Fala Rogério,
como estou em vias de dar outro treinamento, agora aqui no RJ, gostaria de
dizer que atuo como instrutor convidado, assim sendo, não tenho a menor
idéia do preço que foi cobrado. Posso te garantir que o curso foi um
sucesso, e devido a avaliação da turma (alguns aqui da lista) e a seriedade
da empresa que o promoveu (4linux), fui convidado para repeti-lo em outras
oportunidades. Creio que o preço deve-se ao desembolso feito para pagar a
minha passagem aérea e a estadia e por isso é certo que aqui no RJ o preço
será bem menor. Para finalizar o off-topic, caso alguém tenha interesse
neste curso que será dado no RJ, entre em contato comigo em pvt. Favor não
mandar para a lista.

Vamos ao que interessa: quanto ao menu, é muito simples, vc faz um simples
echo com as opções em um único par de aspas para que as mesmas não deixem o
shell ver o line feed ao final de cada linha. Logo após leia a opção
escolhida e via um case faça as rotinas desejadas. Assim:

clear
echo -n "

        Sistema para transformar urubu em sorvete de coco

         Escolha       Para
         =======       ====

            1          Caçar o urubu
            2          Depenar o urubu
            3          Limpar o urubu
           ...         .......
           ...         .......
           20          Congelar o sorvete

         Entre com o número da opção desejada: "
OK=
until [ $OK ]
do
    OK=1
    read Opc
    case $Opc in
    1) ...
       ;;
    2) ...
       ;;
    3) ...
       ;;
       ;;
   20) ...
       ;;
    *) echo Somente opções entre 1 e 20 são válidas
       read
       OK=
       ;;
    esac