shell script que verifica se a variavel casa com um padrão

From: Andreyev Dias de melo <address@hidden>
Subject: shell script que verifica se a variavel casa com um padrão
Date: Mon, 14 Apr 2003 17:41:46 -0000

Boa tarde pessoal!

Estou tentando escrever um shell script que receba dados de usuarios e
trabalhe com esses dados, e me deparei com algo pouco documentado em
shell, o uso de "pattern matching", como por exemplo um numero IP.

Pensei em usar 'case' ou 'if test'...
Como as 'substancias ilicitas' estão em voga nas discussoes de
hoje,
descobri que pode-se fazer isso que quero com perl:
if ($a =~ m/xxx/){ print "a has 'xxx', see it: [$a]\n"; }
mas prefiro o conforto do
meu bash...(-:

Já me apresentaram soluções como '$segmento1=$(cut -d '.' -f 1)
mas isso é 'disfarçar o problema'...

Desde já grato