Re: shell ou nao shell, eis a questao (era: ih, apaguei)

From: Luciano ES
Subject: Re: shell ou nao shell, eis a questao (era: ih, apaguei)
Date: Wed, 16 Apr 2003 00:43:20 -0300

        Tenho medo de escapar do escopo da lista, por isso serei cuidadoso.
Falarei de outras coisas, mas só para ilustrar melhor e afinal chegar ao
ponto que interessa.
        Um dia, acreditei em uma mentira que cansei de ouvir de alguns
linuxistas:
Vi é ótimo, eu é que não sei usar. Então comprei um manual, pra
poder ler na cama, relaxado, ler na tela não é legal. Maldita a hora.
Sete mangos que eu preferia ter gasto em cerveja. Ele ensina a apertar Esc
para entrar em modo "comando", e logo solta esta pérola:
        "- Espere! Meu teclado não possui a tecla 'esc'! O que faço?"
        O copirraite é de 2000, duvido que tenha sido escrito antes de 97, no
máximo. Talvez o autor tenha apenas se expressado mal, mas, gente,

        gente,

        gente,

        que raio de teclado de computador não tem a tecla Esc hoje em dia???!!!!
Ele também recomenda que se usem as letras hjkl para se mover pelo texto,
porque alguns terminais não têm teclas de direção. Esse cara
programa em máquina registradora??? Ou então ele arranca a tecla Esc e
as setas. Tem gente que arranca o Caps Lock... Gente, Vi é do tempo do
computador a lenha. Do tempo em que poder digitar texto na telinha preto e
verde sem precisar enfiar cartãozinho furadinho era um luxo. Deve ter
quebrado galhos enormes nos anos 60, assim como duas pedras ou pedaços de
pau ajudaram muito Australopitecus a esquentar sua janta na hora da novela.
Mas ninguém mais acende fogo assim. Por que usar Vi? Tudo bem, todo mundo
tem um hobby. O meu é gritar "mengo" na torcida do Vasco e falar mal do
Vi numa lista chamada shell-script. Mas são apenas hobbies, nada para se
levar a sério...

        Ontem eu fiz um script em PHP que faz assim: pega uma lista
        - coisa em inglês, coisa em português, lista, de, parâmetros
        Mas a lista tem que ser ordenada de forma que as "coisas em inglês" mais
longas estejam no topo, e as mais curtas estejam no fim da lista. Mais umas
coisas que ele faz segundo os parâmetros de cada item. Sort não faz
isso. Como fazer isso em shell? Sei lá, nem quero saber. Deixa o
Aurélio e o Thobias fazer mil malabarismos se quiserem, eu já tenho
PHP. Para tudo nesta vida, há uma explicação e uma função PHP.
Com suas funções de corte, secção, junção, ordenação,
reconstrução e tudo-ção de arrays, o script fica fácil e curto.
Você bate o olho e já vê quase tudo. Usando só shell, seria o
labirinto de Creta. Gente, gente, gente... Todo mundo tem um hobby. Entendo
o prazer que muita gente tem em destrinchar um bom desafio, mas na maioria
das vezes a gente quer é ver a coisa pronta. Tem horas em que não faz
sentido sacar uma bazuca pra matar um camundongo. Sou fã de PHP, mas uso
sed adoidado. Às vezes, até shell, que eu preciso aprender mas não
tenho tido tempo. Mas há também as horas em que não faz sentido ficar
tricotando código para tarefas que UMA função em QUDLDSUTMP (qualquer
uma dessas linguagens de script um tanto mais poderosas) faz, com folga.
É a mesma lógica que faz um shellzeiro chamar o sort em vez de ordenar
as linhas à unha. QUDLDSUTMP são repletas de funções que, afinal de
contas, acabam tendo o mesmo papel que todos esse micro programas têm
dentro do ambiente nix. Como meros atalhos ou "macros" de programação.
Só isso. Então, copiando a mensagem do Aurélio, sigo a seguinte
filosofia:

        1. tento fazer só em shell, mesmo sabendo muito pouco, puxando programas
GNU daqui e dali. Se não rolar ou for ficar muito feio,
        2. faço logo em QUDLDSUTMP, de preferência PHP, que já tem
função pronta pra tudo. Se a tarefa não for muito complexa e eu
começar a achar que vou querer uma interface gráfica para aquilo mais
tarde, uso Tcl/Tk.

        Tudo isso no Tkcon ou no rxvt, porque aquele negrume do console puro me
deixa deprimido. Deusmilivre, o tempo das cavernas já acabou. E sempre
com um bom editor de textos, do século 21, com tudo que o Vi faz e muito
mais.

        arrêis é massa massa mesmo.

--
        Luciano Espirito Santo