RES: [shell-script] pequena duvida

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] pequena duvida
Date: Tue, 10 Jun 2003 10:37:09 -0300

Melhorando um pouco mais...

O Shell prioriza a execução do que está entre aspas (`), que não deve ser
confundido com apóstrofos (') que simplesmente proteje o conteúdo da
interpretaçõa do Shell. Assim qdo vc faz:

$ cat arqteste
/etc/hosts

$ cat `cat arqteste`
127.0.0.1       loopback        localhost

O que o Shell faz é priorizar a execução do cat que está entre crases para
posteriormente executar o outro cat que desta forma simplesmente fará:

cat /etc/hosts

Um exemplo mais fácil é:

a=ls
$ echo "$a"
ls
$ a=`ls`
$ echo "$a"
arq
ArqErr
arql
arquivo
a.sh

Desta forma, eu queria executar uma atribuição (=) e uma instrução (ls).
Para fazer a atribuição corretamante, é necessário priorizar o comando, isto
é, o comando tem de ser executado antes da instrução, por isso ele tem de
ser colocado entre crases.

[ ]s,
Julio Cezar Neves
-Eu Apoio o Software Livre-