Re: Nßmero RandÆmico

From: chaplin40
Subject: Re: Nßmero RandÆmico
Date: Thu, 07 Aug 2003 03:49:42 -0000

--- Em address@hidden, "Guilherme Junior"
<guilhermejr@m...> escreveu
> Ae gente,
>
> Eu perguntei esses dias como eu poderia gerar um nßmero
randomico
entre 0 e 99 por exemplo, algumas pessoas responderam mais ainda
nÇo
fucou claro para mim, se alguem tiver paciencia poderia me explicar
melhor
e com um exemplo de preferencia, eu utilizo o bash

> AgradeÚo desde j
>
> Guilherme Jr.
> http://www.guilhermejr.eti.br
> 55 71 9949-7712

De uma forma bem simples, para gerar números aleatórios no
intervalo entre 0 e 99:

numero=$( expr $RANDOM % 100 )

A Fórmula para gerar números aleatórios no intervalo [a, b]
é a seguinte:
Size=$(expr $b - $a + 1)
numero_aleatorio=$( expr  $RANDOM % $Size  +  $a )

Exemplo1: gerar números aleatórios entre 5 e 12:
numero=$( expr $RANDOM % 8 + 5 )

Exemplo2:números aleatórios no intervalo [1,10]:
numero=$( expr $RANDOM % 10 + 1 )

Exemplo2:números aleatórios no intervalo [0,10]:
numero=$( expr $RANDOM % 11 )

Eu testei aqui e funcionou bem. Agora para saber quão
aleatórios são os números é bom fazer uma análise
estatística mais
aprofundada.