escrever at� encontrar determinada string

From: moysespr
Subject: escrever até encontrar determinada string
Date: Wed, 14 Jan 2004 05:48:34 -0800 (PST)

Ainda não achei a solução para a seguinte questão:

Em um script tenho um socket recebendo dados de um determinado servidor e ao
encontrar uma string específica é necessário encerrar a coleta e retornar o
controle para o script. Em termos de problema é como ter um arquivo no disco e
dar um "cat arquivo", onde a saída seria truncada na tal string.

A string specifica no momento é ponto sózinho em uma linha, só que as linhas
não são terminadas apenas com hexa 0a (como no unix) mas com 0d0a (como no
DOS). A seqüência de bytes de encerramento é então 0d 0a 2e 0d 0a.

Em outras situações posso precisar fazer encerramento após receber "n" bytes.
Isso eu consegui com o "dd", mas não sei se é a solução mais indicada.

Poderiam apresentar as diversas opções possíveis?

Obrigado.