Re: [shell-script] como rodar um script

From: opa
Subject: Re: [shell-script] como rodar um script
Date: Fri, 23 Apr 2004 01:10:23 -0300 hrN

Como provavelmente esse é um dos primeiros de muitos scripts que você
irá criar, sugiro que você faça um diretório específico para eles.
Considero boas opções:
/sh
/usr/sh
~/sh

Sendo que o último é específico para scripts individuais de usuário,
que não têm acesso à conta do usuário root e apenas ele tem acesso a
esses scripts.

Para as opções 1 e 2 o path para scripts pode ser acertado
coletivamente pelo root em /etc/profile e normalmente os usuários
comuns não têm poder de escrita lá.

Para a opção 3 cada usuário cuida da sua vida, assim ele pode acrescentar
este path em seu ~/.profile, ou o root pode generalizar para todos no
/etc/profile, mas mantendo a individualidade e exclusividade graças ao ~.

Considerando que o número de scripts pode ser menor que o número de
binários este path poderia iniciar a lista.

Já pode testar na linha de comando para ver se funciona:
echo $PATH
export PATH=/path/seus/scripts:$PATH
echo $PATH

Com isso seu script deve rodar somente digitando o nome dele na linha
de comando. Esse trabalho estará-perdido no logout/exit do shell. Por isso
a conviniência de colocar em algum profile, que é executado cada vez que o
usuário faz login, para que seja automaticamente setado nesse momento.

Com isso você pode colocar lá também scripts não executáveis (sem o
atributo x), que podem automatizar operações usando o shell de onde são
chamados, bastando chamá-los com um ponto e espaço antes, assim:

 nome_script