Horas em segundos

From: Marco Sinhoreli
Subject: Horas em segundos
Date: Fri, 23 Apr 2004 09:20:03 -0300

Olá pessoal,

Tenho um shell script para uma avaliação de conhecimento em informática
de alguns alunos aqui do Centro Público para serem contratados como
monitores nas Escolas Municipais.

Esta avaliação será aplicada sendo que o aluno tem no máximo 1 hora para
a sua conclusão. Eu gostaria de inserir isso no shell script da seguinte
maneira:

Localizar a hora inicial em segundos.
Localizar a hora durante o percurso da avaliação para informar tempo
percorrido, tempo para finalização e se foi alcançado o teto máximo
permitido chamar uma função avisando sobre o termino da avaliação.

ps:
Pontos interessantes neste modelo de avaliação:
É todo feito em shell script com o uso do Xdialog e não existe a
possibilidade de rodar outros aplicatívos (passiveis da famosa cola :-)
no ambiente gráfico pois no momento do login pelo GDM o aluno seleciona
como gerenciador de janelas o aplicatívo de avaliação e com as dicas de
ontem as questóes nunca (ou quase nunca) são na mesma ordem.

[]s

Marco Sinhoreli