export para shells sub sequentes?

From: Pablo Fernandes
Subject: export para shells sub sequentes?
Date: Mon, 26 Apr 2004 17:07:31 -0300 (ART)

Caros amigos,

Em muitos materiais sobre shell script, encontrei a
mesma coisa: "Cada shell possui características
específicas com variáveis de ambiente específicas (por
ser multi usuário), e que precisamos exportar cada
variável para que as mesmas sejam usadas pelos shells
sub sequentes".

O que eu queria saber é: Quando executamos algum
programa, ele não executa em um novo shell? (sempre
leio isso tbm). Então isso significaria que quando
executo um "ls", estou executadno em um novo shell e
algo como:

pablo="/"
ls $pablo

não funcionaria, pq nao exportei e preciso exportar a
variável para ser usada nos outros shells. Aih vejo
que funciona mesmo sem exportar. Fiz um teste abrindo
outro xterm, abrindo um novo tty e a mesma variável
$pablo continua a funcionar. Dando um export foi o
mesmo efeito. Afinal como é essa história do "precisa
exportar antes"???

Obrigado a todos
Pablo Fernandes

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!
http://br.download.yahoo.com/messenger/