RES: [shell-script] ~livro shell

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] ~livro shell
Date: Wed, 22 Sep 2004 09:48:47 -0300

Renata,
é muito chato falar na 1ª pessoa do singular, mas o livro é uma coletânea de
dicas e macêtes que anotei para mim mesmo. Após uns 3 anos de coleta, me
pediram para dar um curso. Ordenei aquele monte de parágrafos e exemplos em
uma seqüência lógica e montei uma apostila que apresentei a um editor
(Brasport). O cara não entendia nada do assunto e publicou. :)

Isto aconteceu há 2 anos e meio e de lá pra cá um monte de nerd maluco
comprou 4 edições (já estou começando a preparar a 5ª edição).

Fora o livro, venho escrevendo uma coluna sobre shell para a Linux Magazine
(chama-se Papo de Botequim), esta sim, aconselho a todos a comprar não pela
minha coluna, mas pq o número 1 está com 100 páginas (a cores) e o conteúdo
está a nível internacional.

É, sem dúvida alguma, a melhor publicação especializada que já houve no
Brasil. Não ganho absolutamente nada com este marketing, isto é simplesmente
um aplauso para um trabalho extremamente sério e competente que o Rafael
Pelegrino (hacker internacional) vem fazendo com a sua equipe.

Em artigos, vc não consegue ir tão fundo nem ser tão didático qto em um
livro, mas pretendo passar para os leitores pelo menos 70% do conteúdo do
livro.

Aviso: acho que a #2 já está chegando às bancas, assim quem está a fim de
colecioná-la é bom agir rápido, pois o #1 já vai sumir.

Qto ao Antonio Marcelo, não li este seu livro, até pq aprendi a configurar
proxy (e apanhei muito) antes da sua publicação, mas conheço muito bem o
Marcelo e digo sem medo de engano que ele é uma das pessoas que mais
conhecem segurança no Brasil (se não for o que mais conhece).

Já li outros livros de sua autoria que achei muito bons (se não me engano
ele já publicou 14). O seu estilo é "direto ao ponto", com isso quero dizer
que a seu enfoque é bastante prático, sem ser prolixo com eu. :)

http://www.listas-discussao.cjb.net