Disquete e supermount

From: Alain
Subject: Disquete e supermount
Date: Tue, 28 Sep 2004 22:10:48 -0300

Sou novo nesta lista, portanto muito prazer em conhecer a todos ;-)

Estou tentando resolver o seguinte problema: Script para copiar um disquete ! Parece bobagem, mas para o usuário leigo isso é muito importante e muito mais difícil do que parece. Consegui fazer um script usando DIALOG que acompanha o usuário passo a passo, mas...

O disquete é montado automáticamente usando o supermount (mandrake 10.0). Para abrir o disquete com mount automático e liberar o cache para retirar o disquete está perfeito, inclive bem rápido. Esta é a linha do fstab:

none /mnt/floppy supermount dev=/dev/fd0,fs=vfat:ext2,--,users,umask=0,iocharset=iso8859-1,sync,codepage=850 0 0

Meu problema é o seguinte: depois de acessar um disquete (disco de origem) e inserir o segundo disquete (destino) o comando
        dformat /dev/fd0
não funciona porque o disquete esta ocupado. Se usar umount libera, mas não é mais possível usar o mount como usuário. A alternativa no site do Supermount é
        echo -n /dev/fd0 release > /proc/fs/supermount/subfs
mas este arquivo tem permissão 644, e então não dá para usar como usuário (se mudar para 666 funciona)

Até agora só uma coisa funcionou, mas ficou estranho: o usuário tem que tirar o disquete, meu script faz um "ls /mnt/floppy" e fica desmontado.

Alguem tem alguma idéia? 1) totalmente contida num script, 2) será que mudar as permissões de /proc/fs/supermount/subfs para 666 é seguro ou é melhor instalar o sudo?

Desculpem se a pergunta é um pouco longa e agradeço qualquer ajuda ou dica,
Alain