RES: [shell-script] LOOP FOR

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] LOOP FOR
Date: Thu, 21 Oct 2004 10:46:05 -0300

Fala Wilson,
a melhor forma de fazer o pretendido que me ocorreu foi a seguinte:

Prompt>  sed '/^ /!d;s/.* //' z | paste -s -d'+' | bc
26

Entendeu? Nem eu... :) Então vamos no passo-a-passo:

Prompt> cat z
ABC 10
   JOAO 1
   JOSE 3
   JEFERSON 7
   ANA 5
EFG 10
   JOAQUIM 2
   MARIA 3
HLDDD 7
   CAROL 5
Prompt> sed '/^ /!d' z
   JOAO 1
   JOSE 3
   JEFERSON 7
   ANA 5
   JOAQUIM 2
   MARIA 3
   CAROL 5
Prompt> sed '/^ /!d;s/.* //' z
1
3
7
5
2
3
5
Prompt> sed '/^ /!d;s/.* //' z | paste -s -d'+'
1+3+7+5+2+3+5
Prompt> sed '/^ /!d;s/.* //' z | paste -s -d'+' | bc
26

E agora, entendeu? Caso contrário dá um grito daí, falou?

Outro modo sem incomodar o bc:

Prompt> echo $(($(sed '/^ /!d;s/.* //' z | paste -s -d'+')))
26

Como vc viu, todas as soluções sairam diretas do prompt. Dúvido vc fazer
isso em outra linguagem! Mas se alguém quiser se manifestar sobre isso, por
favor não o faça na nossa lista, use o pvt.

[ ]s,
Julio Cezar Neves
- Programa de Software Livre -
Tel:+55 21 2528-7070 / +55 21 8112-9988