Re: ERRATA: while em arquivo texto

From: pinguimrmbr
Subject: Re: ERRATA: while em arquivo texto
Date: Wed, 03 Nov 2004 11:30:51 -0000

> Voce saberia me dizer porque estes metacaracteres nao funcionam na
> minha maquina, para qual sheel eles sao validos.
> Eu trabalho com Workstation Sun Solaris.
>
> Exemplo em bash
>
> FEDORA > \a
> bash: a: command not found
>
> ksh:
>
> $ \a
> ksh: a:  not found
>
> csh:
>
> % \a
> a: Command not found
RAU !

Muito simples: metacaracteres nao funcionam sozinhos. Voce precisa
ter um sistema que interprete os metacaracteres. Entao, \a, \W, \S
nao vao funcionar NUNCA sozinhos, a nao ser que seu shell tenha
suporte a eles ( nao me recordo de nenhum que tenha ).

Agora, tente fazer:

echo "Linha de testes" | egrep "^(\W)"

e depois

echo "     Linha de testes" | egrep "^(\W)"

e vc vai ver que os comandos funcionam, um devolvendo a string com
espacos e outro devolvendo nada.

ATENCAO: esses metacaracteres nao funcionam, por exemplo, com um
comando grep, pois o mesmo nao tem suporte a eles. Dai a utilizacao
de egrep ( extended grep ).