Re: ls -lai e pegar o tamanho ou primeira coluna

From: pinguimrmbr
Subject: Re: ls -lai e pegar o tamanho ou primeira coluna
Date: Tue, 09 Nov 2004 09:53:44 -0000

> Acredito que o "du" resolva teu problema com ainda mais controle
sobre
> os dados q vc pode obter:
>
> $ du -abS --max-depth=1
>
> Só não encontrei como tirar a última linha do total por linha de
> comando (pode ser feito com sed).

Olas

La vai meu 2 cents tip :)

ls -la | tr -s ' ' ' ' | cut -d " " -f5,9

Esquece aquele "i". Voce nao precisa do inode do arquivo.
tr -s 'espaco' 'espaco' (aprendi com o tio Julio :P) vai comprimir os
varios espacos, possibilitando um cut delimitado por espacos, pegando
os campos 5 E 9 ( tamanho e nome do arquivo ).

A partir dai, corre pro abraço. Quer o tamanho dos arquivos em
formato 1K, 2M, 3G ? ls -lah.

Quer jogar esse cara para um arquivo, delimitado por ^ ( sei lá, acho
um delimitador bonitinho ):
ls -la | tr -s ' ' ' ' | cut -d " " -f5,9 | sed -e "s/ /^/g" >
arquivo.texto

Ja no caso do du -abS --max-depth=1, um | grep "./" "corta"  a ultima
linha, que conterá o tamanho total de todos os diretorios e arquivos
lidos, visto que so trará as linhas similares a:

4096    ./banker.pl

Abraços