Re: melhorar script shell

From: pinguimrmbr
Subject: Re: melhorar script shell
Date: Wed, 10 Nov 2004 21:59:41 -0000

<QUOTE>
Estou com o seguinte problema e gostaria de saber se podem me
ajudar....
Estou precisando desenvolver uma aplicação que me gere relatórios
sobre uso do serviço de e-mail, mais especificamente quero saber
quanto cada usuário trafega em meu servidor....Criar a aplicação não
é o problema.....meu problema reside em fazer algo em shell para
tratar a log de e-mail de um server postfix.....eu fiz um shell muito
arcaico (pois sou novo em shell) que me trata uma log de uns 500MB
mais ou menos....porem ela demora quase 30 minutos pra terminar o
trabalho...atende? sim, me atende no que preciso, mas gostaria que me
ajudassem a melhorar este shell e inclusive minimizar o tempo de
processamento, pois qdo executo meu shell, minha CPU vai lá no céu
deixando tudo muito lento....
</QUOTE>

Halo

Obviamente da para melhorar o seu shell ( que tem coisas bem
interessantes e nao demonstra que vc é novo na coisa ), mas nao seria
ai ( e perdoem os shelleiros ) o caso de vc usar alguma solucao em
perl ?

Nao sou nenhum zealot que acha que " Perl é bom, Perl é Demais, Morte
ao Shell e a Texaco ", mas perl É mais rapido para trabalhar arquivos
muito grandes do que um cat, egrep ( para as expressoes regulares
mais avancadas ), isso testado e provado em ambientes de producao com
arquivos de mais de 8 GB, numa estrutura de dados bastante complexa,
incluindo em uma unica linha registros e sub-registros do produto com
o qual trabalho. Tudo são ferramentas. Meu avo era carpinteiro e
tinha um lema: A Ferramenta Certa para o Trabalho Certo.

Mesmo um "script arcaico" em perl tenderá a ser mais rapido no
tratamento do seu problema.

Um abraço

MrBiTs