Como saber se um arquivo está em uso?

From: Miguel Da Silva
Subject: Como saber se um arquivo está em uso?
Date: Mon, 15 Nov 2004 13:01:05 -0300

Olá para todos, estou fazendo um script que vai dividir o log do meu servidor
de FTP e separá-lo por semana, quanto a isso nao tenho problemas.

A coisa se complica no seguinte: esse FTP que tenho possui uma movimentaçao
considerável e sempre que há alguma açao o FTP está logando o que acontece.
Bem, suponhamos que justamente na hora que quero processar o arquivo de logs
algum infeliz está baixando alguma coisa e o FTP vai escrever no arquivo e
acontece aqueles erros porque o arquivo está aberto etc e tal. Seria uma
verdadeira coincidência, mas por via das dúvidas queria evitar isso ... entao:

Alguém sabe faço para saber se um arquivo está aberto?! O Linux gera algum
arquivo lock?!

Até mais, Miguel D.