Como fazer?

From: André Luiz
Subject: Como fazer?
Date: Fri, 14 Jan 2005 16:09:42 -0200

Boa tarde galera,

mais uma vez venho recorrer a ajuda de vocês aqui para algum problema que
pode até ser simples mas que eu naum to conseguindo resolver.

Seguinte, criei um arquivo chamado base.txt ele está nesse formato.

fulano:Fulano da Silva
ciclano:Ciclano da Silva
beltrano:Beltrano da Silva

Isso aí que eu to fazendo é pra automatizar um script para criar todos
usuários de um servidor automaticamente.

to fazendo o seguinte script:

#!/bin/sh
for i in `cat /tmp/base.txt |cut -d: -f1`;do
pw useradd $i -g mail -s /sbin/nologin
done

bom até aí tudo certo, o problema é que eu queria nesse mesmo script jah
definir também o nome completo do cidadão, então teria que fazer um for pra
pegar também o nome do cara, ele faria isso:
pw useradd fulano -g mail -s /sbin/nologin -c Fulano da Silva

o que acontece é que eu naum to conseguindo fazer isso, pois só to
conseguindo pegar 1 dos dois...

To recorrendo a ajuda por isso... alguém sabe como fazer para pegar os dois
campos ou até mais que possam surgir? eu acredito que em ambos tem que usar
o for, mas to aceitando qualquer tipo de sugestão

Obrigado a todos!