Re: Linha específica

From: Daniel
Subject: Re: Linha específica
Date: Mon, 17 Jan 2005 23:59:18 -0000

--- Em address@hidden, "fpasa" <shell.script@t...>
escreveu

> Pessoal,
>
> tem algum comando que exiba uma determinada linha ?
>
> Por exemplo, quero ver a 5000ª linha do arquivo lixo.txt .
>

> abraços,
> Fabiano

Fala kra!
vou fornecer outro método, menos inteligente...   :P
esse resultado pode ser obtido utilizando-se dois utilitários: head e
tail.

$ cat -n lixo.txt
1 Linha 1
2 Linha 2
3 Linha 3
9999 Linha 9999

o comando head pega uma quantidade X de linhas a contar do começo e o
tail a contar do final.

$ cat -n lixo.txt | head -2
1 Linha 1
2 Linha 2

$ cat -n lixo.txt | tail -2
9998 Linha 9998
9999 Linha 9999

Se pegarmos a linha 5000 e retornarmos apenas uma linha do final, vai
ser a 5000

$ cat lixo.txt -n | head -5000 | tail -1
5000 Linha 5000

;)
flw!