Re: [shell-script] Como saber se meu shell já está executando?

From: Andreyev Dias de Melo
Subject: Re: [shell-script] Como saber se meu shell já está executando?
Date: Mon, 14 Mar 2005 14:18:54 -0300

On Mon, 07 Mar 2005 22:23:23 -0000, rcbarioni <address@hidden> wrote:

> Em um shell qualquer, como fazer o IF abaixo com segurança?
>
>     if [ ... TESTAR SE O SHELL $0 JÁ ESTÁ RODANDO ... ]
>
>     then
>
>          echo "O shell $0 já está rodando. Caindo fora."
>
>     else
>
>          echo "ok, vamos executar as instruções."
>
>          instruções... instruções...
>
>     fi

Em bash você pode pegar o código de status do último comando na variável $?:

$ ping -c 1 -t 1 -q localhost > /dev/null
$ echo $?
0

Ou seja, se voltou 0 (zero) geralmente não deu nenhum erro. Porém,
alguns programas não seguem esta regra.

Se o script for seu, é bem interessante colocar um 'controle' de
erros, onde vc 'cadastra' os erros mais comuns/importantes...
[]s
--
Andreyev