Re: [shell-script] Como saber se meu shell já está executando?

From: Eliphas Levy Theodoro
Subject: Re: [shell-script] Como saber se meu shell já está executando?
Date: Wed, 16 Mar 2005 15:50:47 -0300 (BRT)

Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ, @ 11:21:

> Eu nunca tive problemas com uso de named pipes para simular lock. O que faço
> é um daemon que fica em um loop perpétuo e a 1a. isntuçaõ do loop é um cat
> /named/pipe e deste modo recebe o registro para trabalhar. Outra pessoa que
> necessite trabalhar com o arquivo que está sendo alterado pelo daemon, só o
> conseguirá qdo o loop voltar ao cat inicial e isso só se dará após o término
> da atualização.

Hmm estava eu com meus botões pensando: Tem jeito de, em shell,
"abrir" um arquivo e não fazer nada, como um open() em C/python?

Com isso daria pra fazer algo como:

if ! fuser arquivo_lock; then
     funcao_massa_que_abre_o_arquivo_lock &
     faz algo
     fuser -k arquivo_lock
fi

Pensei em fazer com que o arquivo seja um fifo, mas não funciona:
mkfifo fifo
cat fifo &
fuser fifo
(não acha nada...)