[shell-script] variaveis dentro/fora do laço

From: Fabricio
Subject: [shell-script] variaveis dentro/fora do laço
Date: Wed, 24 Aug 2005 10:43:52 -0300

estou tendo um problema , creio que seja simples pra vcs :) deem uma olhada no que quero fazer

cat fabricio | grep -v [Data.Fabricio] | grep [^n] | while read data credito conta ; do

let contatotal=$contatotal+$conta
let creditototal=$creditototal+$credito
 done
let total=$contatotal-$creditototal
echo "Total a pagar --> $total"

esse é o laço , o problema eh que fora do laço as vars $contatotal e $creditototal nunca tem nada ... se eu coloco um echo dentro do laço , ele mostra q tem ! eh estranho , dentro do laço tem um valor , fora nao tem nda ... !!
pq isso ? :(