Ler campos de arquivo

From: kleber_mcs
Subject: Ler campos de arquivo
Date: Wed, 24 Aug 2005 16:33:05 -0000

Pessoal,

Estou começando com shell scripts e estou precisnado de ajuda.

Tenho um arquivo de dados com numero de ip e mac adress como abaixo:

     IP          MAC
192.168.0.1;01:02:03:04:05:06
192.168.0.2;11:11:11:11:11:11
192.168.0.3;33:33:33:33:33:33

preciso implemetar um laço com while ou for para pegar os campos
ip e mac e colocar nas variáveis e depois executar meus comandos.

seria algo assim:

Inicie o laço até que o arquivo dados.txt chegue ao final
Leia uma linha do arquivo
Carregue as variáves IP  e   MAC
Execute comandos
Próxima linha do arquivo de dados.

Perdoe-me a ignorancia, programo em Delphi e nao estou acostumado
com shell script

se alguem souber tutoriais que possa consultar eu agradeço.