if com (()), [], []]

From: Christian Lyra
Subject: if com (()), [], []]
Date: Wed, 7 Dec 2005 20:38:26 -0200

Caros,

Estou com um pouco de dificuldade de entender a utilização de (()), [] e
[[]] no comando if. Pelo que eu entendi o (( )) é usado quando se tem algum
tipo de expressão aritmética dentro dele, ex. if (( 1 + 1 )). O [ ] serve
como um alias para o comando test, então if [ -f /tmp/foo ] na verdade
equivale a if test -f /tmp/foo. certo?  Pois bem... e quanto ao [[ ]] ? Os
exemplos e a descrição dele parecem bastante com a utilização do [ ]. Quando
deve ser utilizado cada caso?

Christian Lyra