Re: [shell-script] OFF-TOPIC - Regras da Lista

From: Gentil de Bortoli Júnior
Subject: Re: [shell-script] OFF-TOPIC - Regras da Lista
Date: Thu, 02 Mar 2006 11:04:55 -0300

Eu vejo o assunto de uma forma simples, mas "militarizada".

Infelizmente há pessoas com grande dificuldade em seguir
recomendações realmente básicas.

A Internet não é algo isolado da sociedade "real". A Internet
é uma extensão dessa sociedade.

De fato é uma questão cultural. Mas uma cultura nada mais é
do que a manifestação de comportamentos regidos por regras, ainda
que em muitos casos essas regras sejam implícitas, aliás, como boa
parte daquelas que guiam nossa sociedade.

O "jeitinho" é algo que não aprovo. Quando um novato pisa na bola,
explicar-lhe a situação de uma forma didática é interessante. Mas
se o erro continua a se repetir, particularmente eu não teria o menor
problema em suspendê-lo.

O assunto "Shell-Script", para a grande maioria, acredito eu, tem
relação direta com trabalho. Para outros, é algo que precisam
"saber" apenas para resolver um exercício qualquer.

Sendo assim, penso que os integrantes dessa lista sejam profissionais
da Informática ou pretendem ser em breve.

A palavra "Profissional" deveria traduzir todo o significado referente
às regras, Netiqueta e quaisquer outras recomendações de boa conduta.

Só para citar um exemplo, fiz a tradução de [1][2]dois textos
interessantes sobre como responder mensagens de forma adequada.
Esses links foram divulgados aqui mas infelizmente receio que a
maioria das pessoas que leram-no, foi exatamente a parcela que já
conhecia o assunto, mesmo que de longe.

Outros devem tê-lo lido, claro. Mas, por alguma razão que não entendo,
simplesmente não aplicam o que está lá.

Se eu recebo 10.578 *e-mails úteis*, ótimo. Mas a partir do momento
em que apenas 1% desses e-mails são aproveitados, recebê-los será
um grande problema, e não apenas para mim.

*Não conhecer uma regra não é justificativa para desrespeitá-la.*

[]s

1.
http://gentil.bortoli.com.br/pmwiki/pmwiki.php/Netiqueta/TopPostingXBottomPosting

2.