Re: [shell-script] Array

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Array
Date: Thu, 13 Apr 2006 14:16:54 -0300

Caso interesse mais alguem, ai vai alguns exemplos

Criando um array -- metodo quickly

ARRAY=(um dois tres)

$ echo ${ARRAY[@]} # todos os elementos
um dois tres

$ echo ${#ARRAY[@]} # tamanho do array
3

$ echo ${ARRAY[0]} # imprimindo posicao 0
um

$ echo ${ARRAY[1]}
dois

$ echo ${ARRAY[2]}
tres

$ ARRAY[1]=JEDI # informando uma posicao especifica

$ echo ${ARRAY[1]} # acessando-a
JEDI

$ ARRAY[50]=newJEDI # informando um cara fora da 'sequencia'

$ echo ${ARRAY[@]}
um JEDI tres newJEDI

$ echo ${#ARRAY[@]} # total de elementos
4

$ echo ${ARRAY[4]} # realmente, nao existe elemento 4... so 0 1 2 e 50