Re: [shell-script] Array Associativo

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] Array Associativo
Date: Thu, 6 Jul 2006 20:40:57 -0300 (BRT)

On Thu, 6 Jul 2006 12:18pm  -0300, Juliano Martinez wrote:

> Boa tarde amigos,
>
> Gostaria de saber se alguem de vocês conhecem um shell com array
> associativo.
> Estou procurando no google e não achei nada ainda, na verdade achei um patch
> para zsh fazer isso, mas queria um shell que tivesse isso por padrão.
>
> No bash eu declaro e imprimo normalmente array sequencial mas o associativo
> não :(

Juliano,

Não precisa de patch. Sempre foi suportado.

Declaração

  % typeset -A cidade

Atribuições

  % cidade[rs]="Rio Grande do Sul"
  % cidade[sp]="São Paulo"

Alternativamente

  % cidade+=(rj "Rio de Janeiro"

Uso

  % print $cidade[rs] e $cidade[sp]
  Rio Grande do Sul e São Paulo

Existem diversas operações que podem ser feitas. Já enviei para esta lista
exemplos de operações, como, por exemplo, busca por chaves, ordenamento de
chaves e valores, buscas inversas, e muitas outras.

--
Felipe Kellermann