Comando test com variável vazia

From: Rodrigo
Subject: Comando test com variável vazia
Date: Mon, 04 Sep 2006 21:31:13 -0000

Olá amigos.

Tenho um script que possui uma variável que se inicia vazia:

menor=

Após alguns if's ela pode assumir valores inteiros ou permanecer vazia
caso esses if's não sejam satisfeitos.

Mais além preciso fazer alguns testes com outros if's, assim:

if [ "$menor" -eq "$PR1" ]
then
        media=`expr \( $PR2 + $PR3 \) / 2`
fi

Porém esses testes estão retornando o erro bash: [: -eq: unary
operator expected quando as variáveis não vêm entre aspas duplas e o
erro bash: [: : integer expression expected quando vêm entre aspas duplas.

Algum de vocês saberia me dizer se esse tipo de teste que estou
realizando é possível?

Obrigado.