Re: [shell-script] Criar palavras

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Criar palavras
Date: Tue, 5 Sep 2006 00:36:59 -0300

2006/9/4, daniel <address@hidden>:

> Oi gente,
>
> Testei este script e achei interessante,
> Mas na verdade não consegui entender direito as formações 'seq $((RANDOM
> % 5 + 3))' e ((RANDOM%2)) && echo -n a || echo -n b.
>
> Eu nunca havia usado a variavel RANDOM.
> 1)Porque ela está dentro dos dois parenteses de operações matemáticas ?

Pq esta é uma forma  de se fazer operações aritméticas com inteiros. Teste:

echo $((3+2))
echo $((3-2))
echo $((3*2))
echo $((3/2))
echo $((3%2))

2)Qual a finalidade do % ? Fico me perguntando se tem alguma coisa haver
> 3)Com expansions.... Mas as expanões não são dentro de { } ?

O % é o resto da divisão. Então se o resto for 1 escrevo a se for zero
escrevo b

4)Qual a diferença entre % 5 + 3  e %2 ao lado do RANDOM e dentro dos
> parenteses ?

O primeiro, eu somo 3 ao resto da divisão do conteúdo da variável RANDOM por
5 (0, 1, 2, 3, 4), otendo um número entre 3 e 7 (errei qdo escrevi 8 no
outro e-mail)

5) Porque a primeira estrutura tem espaços e a segunda não ?

Foi para mostrar que tanto faz... :)

6) Como o comando seq age junto com a primeira estrutura ?

Vai repetir 100 vezes o for que gera de 3 a sete letras e o echo puro para
saltar uma linha ao final de cada palavra gerada pelo for.

Valeu...