Re: [shell-script] Renomear extensão de vários arquivos.

From: Lúcio Robalinho
Subject: Re: [shell-script] Renomear extensão de vários arquivos.
Date: Wed, 20 Sep 2006 10:25:29 -0300

Opa, segue o script:

#!/bin/bash

ls *.dat.old | while read antigo ; do

novo=$(echo $(echo $antigo | cut -c -32))

# use o echo abaixo para testar antes de renomear.
# se o nome ficar correto eh soh descomentar a linha
# com o comando mv mais abaixo.

echo $novo

# mv $antigo $novo

done

É isso. se quiser mudar a extensão, troque o 32 por 29 e coloque a extensão
nova no final da linha que define o nome do novo arquivo:
novo=$(echo $(echo $antigo | cut -c -29).extensaonova)

Lúcio Robalinho