uso do cpu

From: Reinaldo Carvalho
Subject: uso do cpu
Date: Tue, 3 Oct 2006 13:22:14 -0300

Ainda na minha tentativa de fazer um shell para obter o consumo do
processador, tenho enfrentado problemas...

por exemplo, a primeira interação do "top", parece-me sempre como o
mesmo valor, comprovadamente pela execução consecutiva do comando:

top -n 1

Alguém sabe porque isso acontece?.

Olhando mais a fundo, no /proc/stat obtive o seguinte:

        cpu=$(grep '^cpu ' /proc/stat)
        total=$(echo "$cpu" | cut -f3- -d ' ' | tr ' ' + | bc)
        echo "100 - (100 * $(echo "$cpu" | cut -f6- -d ' ') / $total)" | bc

Que é exatamente o mesmo resultado da primeira interação do "top -n
1", sendo que este valor nunca muda.

Só que, as demais interações (a partir da 2) do top (top -n2),
refletem o uso correto da cpu. O que ainda não consegui apenas lendo o
/proc/stat.

Alguma dica?

--
Reinaldo Carvalho