Software Livre emplica em responsabilidades

From: Ivan lopes
Subject: Software Livre emplica em responsabilidades
Date: Sat, 7 Oct 2006 19:00:13 -0300

Amigos,

Essa semana, foi importante para a consolidação de minha visão sobre
software livre. Dentre os fatos marcantes, eu tive a oportunidade de
assistir todos, ou quase todos os vídeos da Fisl `Fórum Internacional
Software Livre', assisti ao programa do Jo e sua postura proprietária
e desinformada, partissipei de debates na universidade, alem de debater
o tema com o pessoal do projeto ao qual faço parte de levar software
livre para a favela da Maré, e funcionarios da UFRJ. Sendo assim
cheguei a uma conclusão pessoal, ou melhor ratificação, de alguns fatos,
que são estes:

- O software Livre nao volta mais; {Palaras do Julio}
- A fase atual eh de fazer politica, necessitamos de um representante;
- Os guetos devem ser desistimulados, dando lugar ao profissionalismo.
- Universidades tem por obrigacao a usar software livre, em caso contrario deve
justificar o proque.
- Apoiar as certificacoes e obte-las.

**
*O software Livre nao volta mais - Acho que essa assercao eh auto
esplicativa, e mostra que software livre possui raizes solidas, e vai
permanecer.

*A fase atual eh de fazer politica, necessitamos de um representante -
Existe a necessidade de representantes legais para representar nossos
anseios e espaco no congresso nacional. prova disso foi a entrevista
do Jo, onde uma questao de
cunho nacional, foi tratada como mera contrucao de programas de pratileira.

*Os guetos devem ser desistimulados, dando lugar ao profissionalismo - Devemos
nos livrar de caracterizacoes, como software livre eh coisa de nerd, de quem
gosta de rock, comunista, ou desajustados sociais e outras designacoes. Pois
bem, software livre eh uma ferramenta de profissionais extremamente
qualificados.
Para tanto, acho que devemos usar alguns metodos e principios, como por exemplo,
colocar o nome completo no e-mail, comprar livros de autores nacionais, buscar
solucoes em software livre, criar grupos em nossa comunidade de dialogo sobre
software livre. Devemos nos mostrar melhores em todos os aspectos, que o
software proprietario, pois estamos em guerra, de coracoes e mentes.

Como exemplo pessoal, gostaria de ilustrar um tipo de pensamento recorrente
sobre software livre, com as palavras de meu antigo gerente:

- Ivan, software livre eh coisa de adolecente nerd, e Hacker, na vida real
as coisas sao proprietarias.

resultado:
Pois bem amigos, pedi demicao, e voltei a universidade em busca de um mestrado.

Sejamos profissionais, nada de partissipar de palestras ou debates e
mandar todo mundo que eh proprietario para o `caralho'. Pois somos os
melhores, e para tanto nao eh necessario esse tipo de argumentacao.
Desejo trabalhar com vcs e contratar vcs,
construir solucoes em software livre, com referencias solidas. Vejamos
o exemplo do Julio, ele se mostra totalmente profissional em suas
ponderacoes em software livre.
Sejamos irmanados de um ideal concreto e nao de firulas, vamos acabar
com designacoes como profeta ou coisa do tipo, pois nao fazemos parte
de nenhuma
ordem ou partido comunista. Somos simplesmente oque existe de melhor
em tecnologia e
ponto final.

*Universidades tem por obrigacao a usar software livre, em caso contrario deve
justificar o proque - nos sustentamos as universidades com dinheiro
publico, logo nao faz algum que uma UFRJ compre o windows.

*Apoiar as certificacoes e obte-las - eh necessario nos certificarmos,
pois o famigerado mercado necessita de regras e apesar de controversa,
ela tambem
aplica-se a nos.

--
[ ]'s