Converter caracter para código ASCII

From: Sérgio Durigan Júnior
Subject: Converter caracter para código ASCII
Date: Sat, 25 Nov 2006 22:25:36 -0200

Olá pessoal,

Adepto da famosa frase shellzeira "não pergunte se tem como fazer,
pergunte como se faz", resolvi desistir de minhas tentativas
frustradas de encontrar uma solução pra esse problema e recorrer à
lista.

Gostaria de saber como eu converto um caracter para código ASCII (e
vice-versa) em shell script. Não encontrei programa algum que faça
isso! Tentei até usar o printf, mas não foi possível:

$ printf "%d" 'c'
-bash: printf: c: invalid number
$

Como não quero escrever um programinha em C pra fazer isso, queria
saber se tem como fazer usando as ferramentas em Shell ;-).

Obrigado!

Sérgio.