Re: [shell-script] soma-com-awk!

From: Roberto Alves
Subject: Re: [shell-script] soma-com-awk!
Date: Tue, 28 Nov 2006 15:15:02 +0000

Ricardo,
eu tenho um script que usei um truque que o Julio nos ensinou mas é para
arquivos onde o numero de colunas é fixo.
Mas sei que voce pode mudar se quebrar um pouco a cabeça.
É mais ou menos assim:

while :
       read COL1 COL2 COL3
          do
              COLUNA1=$(( "$COLUNA1" + "$COL1" ))
              COLUNA2=$(( "$COLUNA2" + "$COL2" ))
              COLUNA3=$(( "$COLUNA3" + "$COL3" ))
          done < /arquivo/de/entrada

echo "Coluna1 tem $COLUNA1 no seu total"
echo "Coluna5 tem $COLUNA2 no seu total"
echo "O total de bytes é: $COLUNA3 em kbytes"

Nesse caso o while usa o separador padrao para ler as colunas e você já as
joga nas variaveis.

Na verdade eu tinha um arquivo bagunçado onde separei só as colunas que
queria e tratei no final uma coisa bem mais simples de se entender, usando
cut, tr, e outras coisas mas a idéia é essa.

abraços,

Roberto Alves