Re: [shell-script] copiar arquivos só modificado - OT

From: Roberto Alves
Subject: Re: [shell-script] copiar arquivos só modificado - OT
Date: Thu, 30 Nov 2006 16:46:14 +0000

Pessoal,
uso muito o rsync pra fazer copias de disco, copiar fs de uma máquina pra
outra, pra copiar diretórios, arquivos e etc.
Quando não é permitida a conexão sem segurança, eu uso o ssh junto do rsync.
Perdoem-me se não estou no assunto de shell script mas acho que vale dar a
dica pra galera já que vi, várias vezes o pessoal fazendo scripts com rsync.

O rsync pode ter muito mais coisas que vale a pena pesquisar, como por
exemplo:
rsync -va -e 'ssh -l zezinho' /diretorio/de/origem  /diretorio/destino

O 'ssh -l zezinho' faz a troca de login para a outra máquina para o usuario
zezinho (caso seja para o mesmo login não é preciso o '-l zezinho'.

Também uso a opção abaixo:
--rsync-path=/usr/local/bin/rsync

Essa para quando o caminho do executável rsync não é o mesmo entre as
máquinas de origem e destino.

Vale lembrar que se você trasnferir alguma coisa pra outra máquina deve-se
usar o nome ou ip dela assim:

... /diretorio/de/origem  192.168.1.75:/diretorio/destino

Assim você copia da máquina origem para o diretório destino na máquina com o
ip dado.
Lembrando que o ip pode vir na máquina origem, que não precisa ser,
necessáriamente, a máquina onde você está logado.

Abraços,

Roberto