Compactar e limpar arquivo maior que 900M (arquivo de log)

From: Renato Diogo
Subject: Compactar e limpar arquivo maior que 900M (arquivo de log)
Date: Mon, 15 Jan 2007 11:25:32 +0000 (GMT)

Olá pessoal

percisaria de um script que verifique se um arquivo
atingiu o tamanho de 900M e, se positivo, compacte
este arquivo e zere este arquivo (sem apagá-lo).

O arquivo é um só e é conhecido.

Para esta tarefa sei que poderia usar os comandos em
sequencia abaixo:
==
find [caminho_do_dir] -size +921600k -name
"arquivo.log" -exec tar zcfsp  arquivo_data.tar.gz {}
\;
find [caminho_do_dir] -size +921600k -name
"arquivo.log" | xargs -i bash -c "echo > {}"
==

porém creio que isto possa ser melhorado, pois:
Estou usando dois "find" para um mesmo arquivo, ou
seja, não está otimizado;
CRITICO, no primeiro comando, o arquivo pode não estar
com o tamanho mínimo para compactar e no segundo ele
atingir e eu perder o arquivo.

Alguem tem alguma sugestão?

[]s

Renato de Oliveira Diogo